Lula anuncia reabertura de fábrica de fertilizantes no Paraná com estimativa de 2 mil novos empregos

 Lula anuncia reabertura de fábrica de fertilizantes no Paraná com estimativa de 2 mil novos empregos

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, por volta das 12h desta quinta-feira (15), da cerimônia de retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A fábrica deve voltar a operar em 2025, com a geração de cerca de 2 mil empregos.

A empresa, que produz ureia, amônia e Agente Redutor Líquido Automotivo, o Arla 32, um aditivo para veículos, receberá investimentos de R$ 870 milhões da Petrobras.

De acordo com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que também discursou no evento, com a retomada da Ansa e o investimento previsto de R$ 3,2 bilhões na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), serão gerados quase 30 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos, em cinco anos.

A fábrica estava “hibernada” desde 2020. A decisão sobre a hibernação, que consiste na interrupção da produção, veio após o encerramento das tentativas de venda do ativo por mais de 2 anos, segundo a Petrobras. Na ocasião, 396 empregados foram demitidos.

No início da cerimônia, Lula inaugurou uma placa e entregou crachás para três funcionários que foram demitidos em 2020 e readmitidos, agora, em 2024.

Disse também estar orgulhoso com o trabalho desenvolvido pela Petrobras.

“A gente tá cuidando de recuperar a autoestima desse país, a gente tá recuperando o orgulho do povo brasileiro. Os caras que tentaram fechar e que mandaram vocês embora, certamente nunca ficaram desempregado, não sabem o que é um pai de família levantar de manhã e não ter dinheiro pra comprar pão”, disse.

Durante o discurso, o presidente cumprimentou as autoridades presentes e também os trabalhadores da Ansa.

Na sequência, relembrou emocionado e agradeceu aqueles que o apoiaram durante os 580 dias que ficou preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após condenação na Lava Jato.

“Aquilo marcou a minha vida, mas uma coisa que mais marcou a minha vida, que vocês não tem dimensão do orgulho que eu estou de estar vestindo essa camisa da Petrobras”, falou.

Fonte: G1

Pato Branco Agora

Notícia relacionada