Ao todo, 17 municípios foram afetados pelas chuvas no Paraná desde a sexta-feira (6) até a última atualização da Defesa Civil, às 11h desta segunda-feira (9). Houve registro de destruição de casas, alagamentos e deslizamentos. A previsão é de que a chuva siga em todo o Estado pelo menos até esta terça-feira (10).
“Na terça-feira, ainda deve chover em várias regiões do estado, mas gradualmente o eixo instável da frente fria se afasta em direção ao Sudeste do país. No decorrer do dia, as condições do tempo vão melhorando, com o sol predominando a partir das regiões oeste e sudoeste”, informou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em site oficial.
Segundo o Simepar, na quarta-feira (11) deve chover de forma mais localizada, no Leste e na Região Metropolitana. A partir de quinta-feira (12), as condições do tempo tendem a estabilizar, segundo o órgão.
Conforme boletim da Defesa Civil, 17 cidades foram afetadas: Ampére, Campo Largo, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Mallet, Nova Esperança, Paulo Frontin, Pinhais, Ponta Grossa, Quinta do Sol, Rebouças e Salto do Lontra.
Ao todo, 5.993 foram afetadas pelas chuvas; 66 pessoas ficaram desalojadas, 681 casas foram danificadas e 4 residências foram destruídas por causa dos temporais e acumulado de água da chuva.
Alerta laranja para o Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja devido às chuvas intensas e um alerta amarelo para acumulado de chuva. Os dois alertas têm validade até a manhã desta terça-feira (10).
O alerta laranja é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As áreas afetadas no Paraná são: Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Centro Oriental, Centro-Sul e Sudeste.
O alerta amarelo é para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. As áreas afetadas no Paraná são: Metropolitana de Curitiba, Sudeste, Centro-Sul, Sudoeste e Centro Oriental.
Fonte: RIC
0 Comentários