O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), em trabalho integrado com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), prestou apoio aeromédico a uma gestante em estado grave no início da tarde deste sábado (24), no Litoral do Paraná. A ocorrência contou com o uso do helicóptero Arcanjo 01.
No local, as equipes constataram que o parto já havia ocorrido. O recém-nascido, prematuro de 31 semanas, nasceu sem respirar e em parada cardiorrespiratória. Diante da situação, foram iniciadas imediatamente as manobras de reanimação.
Após os procedimentos, o bebê respondeu ao atendimento, voltou a respirar e apresentou estabilidade clínica. A mãe também foi estabilizada pelas equipes.
Em seguida, ambos foram preparados e encaminhados ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, referência no atendimento neonatal de alta complexidade.
Na última semana, durante as ações do Verão Maior Paraná, o helicóptero Arcanjo 01 também foi utilizado em uma remoção aeromédica de alta complexidade, no transporte de uma recém-nascida prematura, com apenas cinco horas de vida, do Hospital Municipal de Guaratuba para o Hospital Regional do Litoral. A operação contou com a atuação integrada do CBMPR, BPMOA e do Samu.
A ocorrência marcou o primeiro uso da BabyPod, incubadora neonatal ultraleve incorporada à aeronave, utilizada para o transporte de recém-nascidos em estado crítico.
Fonte:: CATVE
Foto: Catve.com

0 Comentários