Nova campanha internacional de promoção do turismo, interesse de agentes de viagem espanhóis em trazer grupos ao Paraná, mais diálogos com companhias aéreas para voos diretos e maior aproximação com órgãos nacionais e internacionais. Esses foram os resultados obtidos na FITUR 2026 (Feira Internacional do Turismo) e no Meeting Isso é Paraná, ambos realizados em Madrid, na Espanha.
Foram sete dias de eventos no país europeu (de 19 a 25 de janeiro), entre reuniões e apresentação dos principais produtos e destinos paranaenses por parte do Viaje Paraná e da secretaria estadual do Turismo. Participaram do estande estadual cerca de 15 empresários paranaenses como coexpositores.
A FITUR 2026 teve cerca de 255 mil participantes, entre público em geral e profissionais do trade, de 156 países. Um dos assuntos debatidos durante a feira foi a conectividade do Paraná a outros países da Europa.
O secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, lembra que neste ano entra em operação o voo direto entre Lisboa e Curitiba, lançado pela TAP e o Governo do Estado. “A FITUR 2026 foi um marco importante para o Estado. O Paraná tem batido recordes na atração de turistas internacionais e a Europa é muito importante. Por isso temos trabalhado nessa questão de voos diretos”, destacou.
Além da ampliação da promoção do voo direto entre Lisboa e Curitiba, para o mercado Espanhol e Francês com a TAP, também esteve na pauta das reuniões o início das negociações com Avianca para um voo para o Paraná, e a retomada do diálogo com a empresa Decolar-Despegar.
A Espanha é, atualmente, o 4º maior emissor de turistas estrangeiros ao Paraná, com mais de 120,9 mil visitantes registrados no Estado desde 2018. O país só perde para o Paraguai (2.180.273), Argentina (1.800.034) e Estados Unidos (181.532). O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, ressalta que a FITUR de 2024 foi um marco para colocar o Paraná como destino dos espanhóis.
“Essa é a 3ª participação do Paraná na FITUR e, desde então, só vimos crescimento na aproximação com o país. A Espanha se tornou um dos principais emissores de turistas ao Estado graças a uma parceria firmada na primeira participação nossa, em 2024, com o grupo Viajes El Corte Inglés. A instituição fez uma série de promoções dos nossos destinos na principal via de Madri, aeroportos e lojas, ofertando pacotes aos seus clientes e saltou para um dos principais emissores de turistas ao Paraná”, relatou Cortes.
Na edição da FITUR 2026, segundo o presidente do Viaje Paraná, a parceria foi reforçada e já se deu início ao trabalho para uma nova campanha promocional dos destinos paranaenses para este ano.
MERCADO PARA EMPRESÁRIOS – As feiras internacionais representam um marco para os empresários paranaenses que participam como coexpositores. Em 2025, houve uma procura 85% maior de participantes em feiras e eventos internacionais no estande do Viaje Paraná, em comparação com 2024 (de 34 para 63).
Lilian Oliveira, gerente de Venda do Hotel NH Collection, comenta que saiu da feira em Madrid com reservas na sua rede hoteleira. “O retorno da FITUR foi muito positivo com relação a contatos, com reservas efetivas de um executivo que visitou nosso estande procurando hotel em Curitiba. Atendemos muitos profissionais do turismo que têm interesse em trazer grupos ao Paraná, especialmente Curitiba e Foz do Iguaçu”, afirmou.
Durante a feira, o Curitiba Convention fez o lançamento de um novo portal de informações a respeito do turismo na cidade. “A participação na FITUR, em conjunto com o Viaje Paraná, foi extremamente relevante para a entidade. Essas agendas reforçaram o posicionamento de Curitiba no cenário internacional e abrem espaço para o desenho de parcerias estratégicas voltadas à promoção da cidade”, disse Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention.
Seggundo Marcia Catão, da Agência Entre Turismo, a FITUR resultou em vendas de pacotes para grupos de diversos segmentos. “Temos bem adiantado uma viagem para trazer atletas de outros países e também um grupo de médicos que vêm ao Paraná para uma delegação na área da saúde. Tivemos em torno de 50 atendimentos de praticamente todas as partes do mundo: China, Irã, Telavive (Israel), Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália. Abrimos uma cotação de um grupo chinês para uma visita de agronegócio ao Brasil”, afirmou.
“O estande do Paraná estava muito bem localizado, em frente à Embratur, no corredor principal. Tive contato com agentes de viagens de Portugal interessados em aproveitar o voo direto de Lisboa a Curitiba. Eles têm interesse em levar turistas para a Capital, descer de trem para Morretes e visitar a Ilha do Mel. O Metting foi muito efetivo para conversarmos com os agentes de viagem da Espanha”, destacou Aroldo Schultz, presidente da Schultz Turismo.
"A reunião foi muito produtiva, porque tratamos de formas de cooperação e sobre oportunidades de fomentar mais turistas do Exterior, sobretudo mercado europeu, no Estado, para que conheçam mais e melhor o Paraná, aumentando nosso volume de vendas. Temos atualmente 67 excursões ao Paraná sendo vendidas na Civitatis, em euro, dólar e real. Mais de 10 mil pessoas já viajaram ao destino por meio dessa oferta na plataforma, mas o foco é sempre melhorar e ampliar", disse Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil.
SELO GLOBAL – O Paraná está em busca de uma certificação global para o turismo, através da ONU Turismo (UN Tourism), uma organização mundial de turismo da ONU, com sede em Madrid, e influência em políticas, práticas e padrões da atividade turística mundial.
A associação do Paraná à Organização amplia a visibilidade global, dá acesso a conhecimento e redes estratégicas, e reforça o compromisso do Estado com práticas sustentáveis e alinhadas às principais diretrizes internacionais para o desenvolvimento do turismo.
Para debater o assunto, o Governo do Estado reafirmou as políticas públicas paranaenses para o turismo ao ministro do Turismo, Gustavo Damião. A parceria com a Embratur também foi reforçada durante a FITUR 2026.
Fonte: AEN
Foto: Viaje Paraná

0 Comentários