O número de trabalhadores ambulantes formalizados como MEI (Microempreendedores Individuais) registrou crescimento expressivo em 2025. Segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), houve aumento de 45% em relação a 2023, o que reforça uma tendência de expansão da formalização no país.
De acordo com os dados do Sebrae, mais de 56 mil ambulantes se formalizaram como MEI ano passado. Como comparativo, foram 38 mil registros em 2023 e 42 mil em 2024.
A expectativa da entidade é que a categoria aproveite o aumento do fluxo de foliões durante o Carnaval para ampliar a geração de renda e fortalecer seus negócios. Décio Lima, presidente do Sebrae, ressalta a importância da formalização dos pequenos negócios e da capacitação de empreendedores para ampliar os resultados das atividades econômicas.
“O Sebrae busca reforçar a importância da formalização, da gestão e da sustentabilidade para quem empreende no carnaval. A proposta é mostrar que a festa também e um grande espaço de geração de renda, inovação e inclusão produtiva, conectando os pequenos negócios às oportunidades criadas”, destaca.
Ainda conforme Décio Lima, a maioria dos ambulantes formalizados atua nos setores de bares, restaurantes, alimentação fora do lar e transporte de receptivo turístico, áreas diretamente impactadas pelo aumento do turismo durante o período festivo.
MEI pode aumentar faturamento em até 25%, aponta Sebrae
A formalização como MEI é considerada a forma mais simples de regularização profissional no Brasil. Entre os principais benefícios estão a obtenção de CNPJ, maior poder de negociação com fornecedores, acesso facilitado a serviços financeiros e ainda a possibilidade de vender para outras empresas e para o poder público.
Segundo o Sebrae, estudos da entidade apontam que essa formalização aumenta em até 25% o faturamento dos pequenos negócios.
Fonte: RICTV
Foto: Levy Ferreira/SMCS

0 Comentários