Operação policial desmantela rede de lavagem de dinheiro vinculada ao tráfico de drogas

Foto: Receita Federal

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Forlands, que investiga um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas. A ação é um desdobramento da Operação Follow the Money, realizada em março de 2024, e tem como foco empresas e pessoas físicas envolvidas em movimentações financeiras ilícitas que ultrapassam R$100 milhões.

Durante o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, foram apreendidos veículos de luxo e valores em espécie. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Itapema (SC) e Curitiba (PR), com a participação de 11 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita, além de agentes da Polícia Federal.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava o dinheiro do tráfico para adquirir caminhões e veículos de alto padrão, que eram registrados em nome de terceiros ou empresas de fachada. Em alguns casos, as revendas eram simuladas com valores subfaturados para concluir o processo de lavagem, permitindo que os bens fossem integrados ao patrimônio dos criminosos sem levantar suspeitas.

Além disso, o esquema incluía a construção de edifícios residenciais e comerciais no litoral de Santa Catarina, utilizando empresas constituídas para esse fim. As unidades construídas eram vendidas a terceiros ou transferidas a "laranjas", com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos e ainda gerar lucros para a organização criminosa.

A Receita Federal estima recuperar mais de R$ 30 milhões em créditos tributários relacionados às fraudes cometidas. Os envolvidos foram intimados para responder a processos fiscais. A operação também busca descapitalizar o grupo criminoso e interromper suas atividades.

Fonte: CATVE