Alunos da Educação Infantil participam de projeto sobre a diversidade da cultura indígena

Foto: PMPB

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mãe Augusta Zanatta, do bairro Pinheirinho, viveram uma experiência diferente no último mês. Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, a escola promoveu atividades que mostraram a diversidade da cultura indígena e como ela influencia no dia a dia da população. 

A diretora Andressa Zambonin destacou que o objetivo das atividades foi ensinar às crianças o respeito às etnias em convívio na sociedade. As professoras trabalharam em sala de aula sobre a cultura indígena e no fim do mês de abril o projeto encerrou com uma exposição dos trabalhos feitos pelos alunos.

No espaço externo da escola foi montado um cenário com uma oca e uma canoa feitos de papel e várias estações que contavam a história de ferramentas, de apetrechos e da culinária indígena. 

O prefeito Géri Dutra e a secretária municipal de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, prestigiaram a iniciativa da escola. A diretora ressaltou que os alunos aprenderam sobre as ocas, que são as moradias indígenas, sobre a pesca, a caça, a alimentação e a cultura.

O trabalho foi realizado por faixa etária e todos os alunos participaram. Na alimentação escolar foram introduzidos alimentos da cultura indígena, como mandioca e tapioca. Andressa explicou que o objetivo foi mostrar de forma lúdica e palpável as referências indígenas, inclusive nas canções e na contação de histórias.

Fonte: PMPB