Projeção anterior do Inter indicava uma expansão do PIB de 1,5% em 2025. Em 2026, diz o banco, a economia do país deve registrar alta de 2%.
O Banco Inter é mais uma instituição financeira que revisou para cima suas estimativas para o crescimento da economia brasileira em 2025..
De acordo com relatório divulgado pelo banco, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve encerrar este ano com alta de 1,8%.
A projeção anterior do Banco Inter indicava uma expansão do PIB de 1,5% em 2025.
Em 2026, diz o banco, a economia do país deve registrar alta de 2%.
Segundo o relatório assinado pela economista-chefe do Inter, Rafaela Vitória, o desempenho do setor do agro é um dos principais fatores que devem alavancar a economia do Brasil.
“Estimamos que o setor, com 15% de alta frente ao mesmo período no ano anterior, deva ser o principal responsável pela aceleração do PIB no 1º trimestre para 1,1% em relação ao 4º trimestre de 2024, refletindo também o melhor resultado das exportações”, diz o documento.
De acordo com o relatório da instituição financeira, “o risco de um crescimento maior está associado a uma eventual nova expansão de gastos fiscais, mantendo o mercado de trabalho aquecido”.
“Por outro lado, uma desaceleração mais forte da economia global pode impactar os preços das commodities e a produção industrial, o que poderia levar à variação negativa do PIB no segundo semestre”, alerta o banco.
Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, a Banco Inter espera uma taxa de 5,3% ao final de 2025 – ante 5,4% da estimativa anterior.
Para 2026, a inflação brasileira ficaria em 4,4%, mesma projeção do último relatório.
“O risco baixista pode vir pelo câmbio, com nossa expectativa para o câmbio revisada de R$ 5,80 para R$ 5,70”, diz o relatório, em referência ao dólar.
Fonte Metrópoles
0 Comentários