Piastri vence e Ferrari é vice-líder da F1; Bortoleto é 12º

Foto: Steven Tee/LAT Images

A McLaren não tomou conhecimento da nova diretriz das asas dianteiras e nadou de braçada para vencer com Oscar Piastri no GP da Espanha deste domingo. Segundo colocado, Lando Norris garantiu a dobradinha da equipe, resistindo ainda às tentativas ineficazes de Max Verstappen com quatro pit stops; punido com 10s, o holandês bateu duas vezes em dividas e perdeu a última vaga do pódio para Charles Leclerc. Gabriel Bortoleto chegou em 12º, seu melhor resultado até aqui.

O calouro da Sauber fez uma prova sólida mesmo superado após a largada pelo colega Nico Hulkenberg, quinto colocado. O brasileiro apareceu no top 10 e flertou com a zona de pontuação já no fim da corrida, ultrapassando Esteban Ocon pelo 11º lugar após o safety car advindo do abandono de Andrea Kimi Antonelli. No entanto, viu Fernando Alonso passá-lo por seus primeiros pontos em 2025.

Chegando a cinco vitórias em 2025 e ampliando sua vantagem na liderança sobre Norris para dez pontos, somando 186 ao todo, Piastri largou da pole position, sem sofrer nenhuma ameaça real na ponta; seu colega, por outro lado, chegou a ser ultrapassado por Verstappen no começo.

A pressão do holandês, porém, não se concretizou. Lando retomou a vice-liderança da corrida e no fim, o tetracampeão foi superado não apenas por Leclerc, como também por George Russell, de quem evitara nas últimas cinco voltas uma ultrapassagem cortando por fora. Mesmo orientado a ceder a posição ao rival da Mercedes, Max bateu no inglês e recebeu 10s, caindo para décimo.

O pódio de Leclerc, seu terceiro neste campeonato e o segundo consecutivo após o segundo lugar no GP de Mônaco há uma semana, impulsionou a Ferrari do quarto lugar para a vice-liderança do Mundial de construtores. A McLaren segue na ponta com 362 pontos. Agora terceira, a Mercedes aparece com 159, ocupando o lugar antes pertencente à RBR.


Fonte: G1