Procon-PR e Febraban lançam plataforma gratuita “Meu Bolso em Dia” para fortalecer educação financeira dos consumidores

Foto: SEJU-PR

Pesquisa realizada com 1.130 consumidores mostra que 42% não se consideram financeiramente educados e 60% dos entrevistados afirmaram não controlar seu orçamento por falta de disciplina.

O Procon-PR, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, em uma ação conjunta com os Procons municipais do Estado e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), está disponibilizando aos consumidores acesso à plataforma de educação financeira meubolsoemdia.com.br. A intenção é oferecer conteúdo para que as pessoas tenham condições de tomar decisões conscientes de consumo.

A plataforma criada pela Febraban traz conteúdos sobre educação e organização financeira, dicas para o consumidor não cair em golpes, simulador de sonhos, planilhas para controle das contas, vida sustentável, entre outros. O acesso e a navegação são gratuitos.

Em recente pesquisa feita pelo Procon-PR com 1.130 consumidores foi constatado que, embora mais de 73% dos respondentes tenham ensino superior ou pós-graduação, 42% não se consideraram financeiramente educados. Outro dado mostrado na pesquisa é que 60% dos entrevistados afirmaram não fazer o controle do seu orçamento por falta de disciplina.

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“A educação para o consumo é uma das ferramentas mais importantes da defesa do consumidor e faz parte das atribuições do Procon auxiliar o cidadão, evitando que caia em armadilhas, inclusive o superendividamento”, diz o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge.

Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR, alerta que a prevenção é sempre a medida mais eficaz, já que são inúmeras as reclamações de consumidores que estão endividados e não sabem por onde começar a organizar suas finanças. “Uma pessoa educada financeiramente tem controle, consegue minimamente entender a importância de cadastrar seus gastos, verificar seus ganhos, o que é preciso cortar, eventualmente economizar, para não entrar em situação de endividamento”, afirma.

Em outra frente para auxiliar os consumidores, o Procon-PR está promovendo audiências de conciliação com o objetivo de solucionar problemas entre clientes e fornecedores. As audiências começaram em 16 de junho e vão até 1º de julho. Estão sendo feitos 200 atendimentos diariamente, o dobro do realizado normalmente.

Segundo o secretário Valdemar Jorge, o evento traz a possibilidade de uma solução rápida. “O Procon está fazendo um trabalho fundamental para atender em mutirão os consumidores que foram lesados e estão se reunindo com as empresas para resolver os problemas. É o momento de conciliar”, diz.

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Sobre a plataforma meubolsoemdia.com.br, 30 Procons municipais participam da divulgação aos consumidores, como por exemplo os de Guarapuava, Piên, Umuarama, Mandaguaçu, Pato Branco, Palmas, São Jerônimo da Serra, Castro, Sarandi, Arapongas, Mandaguaçu, Laranjeiras, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Mandaguari, Medianeira, Cambé, Telêmaco Borba, Japira, Paranavaí, Goioerê, Dois Vizinhos, Matelândia, Astorga, Pinhão e Almirante Tamandaré, entre outros.

Fonte: Aen