O Governo do Paraná vai realizar o transporte do corpo da menina Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, que morreu após cair do alto do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). Natural de Curitiba, a criança foi localizada sem vida na noite desta quinta-feira (10).
Em nota, o governo lamentou profundamente a tragédia e informou que um avião da Casa Militar fará o traslado do corpo assim que for liberado pelo Instituto Médico-Legal do Rio Grande do Sul. Além disso, uma aeronave da Secretaria da Segurança Pública será responsável por trazer os familiares de volta ao Paraná. Bombeiros paranaenses que foram até o local seguem auxiliando a família nos trâmites necessários.
Bianca visitava o parque com os pais e dois irmãos quando o acidente aconteceu. Segundo os relatos, a família fazia uma pausa para lanche quando a menina, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), correu em direção à borda do penhasco. O pai tentou segurá-la, mas não conseguiu evitar a queda.
A busca começou por volta das 17h30, com apoio de drones com câmeras térmicas operados por militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. O corpo foi localizado às 22h55, cerca de 70 metros abaixo do ponto da queda. Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul mostram parte da operação de resgate (veja acima).
Participaram da operação equipes de resgate de Cambará do Sul, Canela e Gramado, além do Samu, Polícia Militar, Polícia Civil e três helicópteros da Brigada Militar. O terreno acidentado exigiu técnicas de rapel para a remoção do corpo.
A morte de Bianca reacende o alerta sobre os riscos em áreas naturais de difícil acesso. O Cânion Fortaleza é um dos principais atrativos do parque, com paredões que ultrapassam 900 metros e 7,5 km de extensão. Apesar da beleza do local, a falta de barreiras físicas exige atenção redobrada, especialmente para famílias com crianças.
Fonte: CATVE
0 Comentários