Adolescentes são flagrados com cigarros eletrônicos em colégio cívico-militar

Foto: Catve.com

Dois adolescentes foram apreendidos após serem flagrados com cigarros eletrônicos no Colégio Estadual Cívico-Militar Olívia Fracaro, no Bairro Morumbi, em Cascavel. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (6).

Os dispositivos foram encontrados pela equipe pedagógica da instituição, que acionou o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) para atender à ocorrência.

Os jovens foram encaminhados à 15ª Subdivisão Policial.

CIGARROS ELETRÔNICOS

Conhecidos como vapes ou pods, os cigarros eletrônicos têm comercialização, fabricação, transporte, propaganda e uso proibidos no Brasil desde 2009 pela Anvisa. Em 2024, a agência reforçou a restrição com a resolução RDC nº 855, que também veta o uso desses produtos em locais fechados, públicos ou privados.

Além de conter nicotina - substância altamente viciante -, os cigarros eletrônicos liberam compostos tóxicos como benzeno, formaldeído, metais pesados, propilenoglicol e glicerina. O uso está associado a doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer, além do risco de EVALI, uma lesão pulmonar grave que pode causar insuficiência respiratória. Entre jovens, o vape também pode representar uma porta de entrada para o tabagismo convencional.

Fonte: CATVE