Na madrugada desta quinta-feira (21/8), a Polícia Federal deflagrou a Operação Tacape na Reserva Indígena de Mangueirinha, no sudoeste do Paraná. A ação resultou na prisão do cacique e do vice-cacique da reserva, além de outras pessoas conduzidas para prestar esclarecimentos.
De acordo com a PF, os líderes indígenas são investigados por 11 crimes, incluindo bando armado, roubo qualificado, lesão corporal, constrangimento ilegal, ameaça, sequestro e cárcere privado, violação de domicílio, apropriação de bens alheios e posse e porte ilegal de arma de fogo. Também estão sendo investigados por exploração ilegal de matéria-prima pertencente à União.
A operação contou com 35 policiais federais e o apoio de 15 policiais militares da Rotam. Durante a ação, foram apreendidos documentos e celulares, mas não houve apreensão de armas de fogo.
Segundo as investigações, madeireiros da região estariam receptando madeira retirada ilegalmente da Terra Indígena Mangueirinha e lavando-a em serrarias de Guarapuava e região. Após a supressão vegetal, as terras estariam sendo arrendadas a agricultores locais sem a devida autorização legal, tudo com a conivência das lideranças da TI Mangueirinha.
Fonte: Rede Sul Notícias
0 Comentários