A Receita Federal emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de golpe em que criminosos se apresentam como servidores do órgão ou até como policiais para intimidar cidadãos.
De acordo com o relato de vítimas, os contatos começam por ligação telefônica e evoluem para chamadas de vídeo, quando os golpistas exibem documentos falsificados. Para tentar dar credibilidade, chegam a mencionar operações policiais já conhecidas, como a Carbono Oculto, afirmando que o nome da pessoa teria aparecido em investigações.
Durante a conversa, os criminosos apresentam alguns dados verdadeiros da vítima e, em seguida, exigem mais informações, pedem que a pessoa clique em links suspeitos ou até assine eletronicamente documentos falsos, como um suposto "termo de confidencialidade".
A Receita Federal ressalta que não faz contato desse tipo, não solicita confirmação de dados pessoais por telefone ou WhatsApp e não envia links para coleta de informações. Os canais oficiais de atendimento continuam sendo o Portal e-CAC e o site do órgão (www.gov.br/receitafederal).
Fonte: CATVE
0 Comentários