O Dia do Cachorro-Quente é comemorado em 9 de setembro. Esta data é uma homenagem ao sanduíche mais famoso do mundo (ao lado dos hambúrgueres): o cachorro quente!
Também conhecido como Hot Dog Day, o Dia do Cachorro-Quente não é muito popular no Brasil. Não existe melhor maneira de celebrar o Dia do Cachorro-Quente do que se deliciando com um vasto banquete com diversos tipos diferentes de hot dogs.
As pessoas que não consomem produtos de origem animal podem fazer as suas versões de cachorro-quente com salsichas à base de vegetais ou grãos. Nos Estados Unidos, país considerado o “berço do cachorro-quente”, o National Hot Dog Day é celebrado anualmente em 23 de julho, promovido pela National Hot Dog and Sausage Council.
Origem do Dia do Cachorro-Quente
Acredita-se que o Dia do Cachorro-Quente seja uma homenagem à suposta data de criação deste tipo de sanduíche, em 9 de setembro de 1884, na cidade de Nova York.
O cachorro quente teria sido inventado por um imigrante alemão. Ele teve a incrível (e simples) ideia de colocar uma salsicha dentro de um pão, que é uma forma bem prática de se alimentar. Pronto, isso bastou para ser um dos lanches mais famosos do mundo.
Cachorro-quente à moda brasileira
Falar de cachorro-quente em território verde-e-amarelo é falar de critividade. Nossos hot-dogs estão bem distantes da versão original e muito comum no exterior.
Há algumas versões, aliás, que se destacam ainda mais seja pelo apelido regional, seja pela quantidade de ingredientes que vão no recheio do pãozinho - que varia entre o formato alongado original, macio e adocicado, e o francezinho.
Em São Paulo, por exemplo, o sanduíche é conhecido por conter purê de batata-inglesa entre os seus ingredientes. O que parece um absurdo para muitos, é praticamente uma regra no lanche de rua, que tem a cidade de Osasco, o seu reino absoluto.
Em outros estados são acrecentados milho, ervilha, batata-palha, queijo e tudo mais que a imaginação permitir. Alguns restaurante oferecem buffet e cachorro-quente, onde é possível adicionar diversos ingredientes a gosto do cliente.
Fonte: Folha de Pernambuco
0 Comentários