Urbs vai investigar acidente envolvendo ônibus desgovernado que matou dono de restaurante

(Foto: Kainan Lucas/RICtv | Redes Sociais)

A Urbanização de Curitiba (Urbs) instaurou um processo administrativo investigatório para apurar as causas do acidente envolvendo um ônibus do transporte coletivo que matou o empresário Marcos Lazario, dono de um restaurante da capital paranaense. O motorista do coletivo relatou que ficou sem freios e tentou buzinar para avisar os condutores sobre a falha mecânica, mas acabou atingindo seis carros e um caminhão, na sexta-feira (13), no bairro Santa Quitéria, em Curitiba.

De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o processo administrativo foi instaurado nesta segunda-feira (16) e tem um prazo de conclusão de 45 dias. “Nós instauramos um procedimento administrativo investigatório, criamos uma comissão de investigação que vai aí nos próximos 45 dias acompanhar e verificar com a Comissão Científica o motivo da ocorrência dessa tragédia que aconteceu na sexta-feira”, disse Neto.

O presidente da Urbs afirmou que o ônibus estava regular e passou por uma inspeção no dia 8 de novembro. “A partir dos 10 anos, as empresas não recebem mais a remuneração dos veículos. Então, nós fazemos a inspeção periódica com um período mais curto, então a cada 4 meses para os ônibus comuns e 3 meses para os ônibus articulados. Este ônibus recebeu um selo de inspeção no dia 8 de novembro, então ele estava em condições operacionais”, detalhou.

Neto ainda relatou que, caso seja verificada alguma irregularidade, a empresa responsável pelo veículo pode ser penalizada com multa contratual e desconto remuneratório, a depender do resultado da investigação.

Sobre o uso de guincho quando um ônibus do transporte coletivo estraga, o presidente da Urbs contou que a decisão vai depender da necessidade. “‘A avaliação é do momento, né? Então os guinchos normalmente são utilizados quando se verifica essa necessidade. No momento talvez eles tenham verificado que não precisaria para isso, mas isso a investigação vai apurar”, garantiu.

A comissão criada pela Urbs deve fazer contato com as famílias das vítimas ainda nesta semana.

Acidente com ônibus desgovernado deixou dono de restaurante morto

Câmeras de segurança flagraram o acidente registrado na Avenida Arthur Bernardes, na sexta-feira (13). O ônibus desgovernado atingiu sete veículos e um dos carros parou embaixo do coletivo. Marcos Lazario era motorista deste veículo e não resistiu aos ferimentos.

A morte do dono do restaurante causou comoção na cidade. Lazario era um líder querido pelos colaboradores e amigos. Ele também era torcedor do Paraná Clube. O time emitiu uma nota de pesar lamentando a morte:

Paranista apaixonado, Marcos sempre demonstrou um amor inabalável e incontestável pelo Tricolor. Sua paixão pelo Paraná transcendia a arquibancada e era presença constante no coração e na vida de todos que o conheciam.

A alegria, dedicação e orgulho pelo Paraná sempre foram exemplo e sua memória permanecerá viva com as pessoas que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com ele“, diz a nota.

Fonte: RICtv