A formação de uma nova frente fria em deslocamento na região Sul pode provocar fortes chuvas neste final de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 5 de dezembro, um alerta laranja para o risco de tempestades com chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por dia) e ventos com rajadas que poderão chegar a 100 quilômetros por hora. O alerta é válido até as 23h50 desta sexta, 6.
Segundo Samuel Braun, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir dessa sexta-feira, haverá um aumento significativo da instabilidade no Paraná. “Ao longo do dia, uma frente fria se forma no Rio Grande do Sul e aqui no Paraná esquenta bastante”, afirma.
A MetSul Meteorologia na quarta-feira, 4, havia detectado a formação de nova frente fria sobre a Argentina e Uruguai e previa chuva para todo do Sul, com maior intensidade para o Paraná e Santa Catarina.
O calor e a umidade ainda elevada, pode provocar a partir da tarde, tempestades em vários setores no Paraná.
No final de semana, entre o sábado, domingo e também a segunda-feira, essa frente fria permanece atuando. Braun explica que isso ocorre por ser esse um sistema semi-estacionário. “E com isso, nós teremos como destaque o volume de chuva, que deve ser muito expressivo em vários setores”
Há previsão de acumulados acima de 200 milímetros entre o sudoeste, o centro-sul e o sudeste do Paraná, ou seja, nos setores principalmente próximos à divisa com o estado de Santa Catarina.
Mas mesmo nos setores mais ao norte, por exemplo, noroeste e norte, há a expectativa de que a chuva acumulada nesse período alcance valores próximos a 100 milímetros.
Há risco de alagamentos e enchentes no Paraná, considerando entre o domingo, principalmente segunda-feira, ou seja, em função dessa chuva bastante expressiva. “Além da chuva expressiva, obviamente uma frente fria encontra um ambiente bastante aquecido e por isso o risco de tempestades não está descartado no sábado e no domingo e mesmo na segunda-feira”, prevê
Fonte: BEMPARANÁ

0 Comentários