Megacarreta com 123 metros e 850 toneladas para às margens da Fernão Dias e aguarda reparo para retomar viagem

Foto: Arteris Fernão Dias

Parada às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381), desde terça-feira (14), após apresentar problemas mecânicos, em Camanducaia (MG), a megacarreta que transporta uma peça industrial gigante aguarda por reparos para poder retomar a viagem.

Entre segunda (13) e terça-feira (14), o veículo ficou mais de 24 horas parado, bloqueando totalmente a pista sentido Belo Horizonte. Somente após a retirada da carreta da via, o trânsito foi normalizado.

De acordo com um funcionário responsável pela manutenção, ocorreu a quebra de uma peça chamada estirante, que oferece suporte às laterais do veículo

Segundo a concessionária Arteris Fernão Dias, a carreta está posicionada no km 916, sentido Belo Horizonte (pista Sul). Uma equipe especializada, contratada pela empresa responsável pela carga, realiza o reparo, mas a volta da circulação do veículo pela rodovia segue sem definição.

Do tamanho de um prédio de 30 andares

A carreta tem 123 metros de comprimento por 7,3 metros de largura e pesa 850 toneladas. Ela saiu de Arujá (SP), em 9 de outubro, carregando um sistema de moagem industrial com destino à fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). A viagem deve durar mais de dois meses.

Devido ao seu tamanho, a carreta só consegue trafegar por grandes rodovias e, por isso, fará um percurso de cerca de 1,2 mil quilômetros . Durante seu trajeto na Fernão Dias, ela ocupa duas pistas.

A princípio, o planejamento da Arteris era de que o comboio deixasse a região até 20 de outubro, quando chegasse ao município de Perdões (MG) e seguisse viagem por outra estrada rumo a Goiás.

Há regras específicas para esse tipo de deslocamento. O comboio viaja a uma velocidade média de 30 km/h por pequenos trechos todos os dias e com paradas programadas.

Durante o trajeto, a carreta utiliza as vias laterais das praças de pedágio, dimensionadas para o transporte de grandes proporções.

"O veículo só pode circular durante o dia, por ultrapassar os limites de altura, largura e comprimento permitidos para tráfego noturno”, explica o coordenador de operações da Arteris, Artur Batista.

O transporte tem Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT e acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária.

A previsão é que a carga chegasse ao seu destino na segunda quinzena de dezembro, mas após a parada inesperada, ainda não há previsão.

Fonte - G1