Lula e Trump se reúnem na Malásia para discutir o tarifaço

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se reuniram na tarde deste domingo (26), madrugada no horário de Brasília, em Kuala Lumpur, na Malásia. A conversa, que durou aproximadamente 45 minutos, foi o primeiro encontro oficial entre os dois líderes.

Após a reunião, Lula declarou que o encontro foi produtivo e franco: “Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, afirmou o presidente brasileiro.

Na parte inicial da reunião, os dois líderes falaram brevemente com jornalistas. Trump afirmou sentir-se honrado por encontrar o presidente brasileiro e destacou a chance de firmar “bons acordos” entre as duas nações.

“Nós vamos discutir [tarifas] um pouco. Nós sabemos que nós nos conhecemos. Nós sabemos o que cada um quer”, disse Trump.

Questionado sobre Jair Bolsonaro, Trump disse sente “mal” pelo o que o ex-presidente tem enfrentado, mas evitou comentar se o assunto seria abordado durante a reunião.

Expectativa de negociação sobre tarifas

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a reunião foi “muito positiva” e resultou em um entendimento para iniciar negociações sobre as tarifas impostas a produtos brasileiros.

Vieira explicou que Trump se comprometeu a orientar sua equipe para começar o processo de negociação bilateral ainda no domingo.

“A reunião foi muito positiva e esperamos em pouco tempo agora concluir uma negociação bilateral que trata de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, disse o chanceler.

O governo brasileiro espera que, à medida que as tratativas avancem, as tarifas sejam suspensas temporariamente.

Fonte:  JPnews