Inquérito sobre extorsão mediante sequestro em Francisco Beltrão é concluído; suspeito segue foragido

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, concluiu o inquérito que apurava os crimes de extorsão mediante sequestro e associação criminosa, fato ocorrido no início de outubro de 2025, em Francisco Beltrão.

De acordo com as investigações, a vítima foi surpreendida em um estabelecimento comercial, sendo agredida e forçada, sob violência e grave ameaça com armas de fogo, a ingressar em um veículo de luxo conduzido pelos autores. Durante o trajeto, os criminosos exigiram o pagamento de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e ameaçaram tirar-lhe a vida caso o valor não fosse entregue. A vítima conseguiu escapar ao se lançar do automóvel em movimento, após perceber a aproximação de uma viatura policial.

A ação resultou na prisão em flagrante de dois envolvidos, além da identificação e indiciamento de outros dois participantes, inclusive do mandante e financiador da ação criminosa, que teria coordenado a execução do sequestro e a posterior ocultação dos veículos utilizados.

Durante as diligências, foram apreendidos automóveis, aparelhos celulares e diversos elementos de prova, que confirmaram a autoria e materialidade dos fatos. Imagens de câmeras de segurança e laudos periciais de comparação facial reforçaram a participação dos investigados e demonstraram o apoio logístico prestado por terceiros na fuga e ocultação de bens.

O inquérito policial foi concluído com o indiciamento de quatro pessoas pelos crimes de extorsão mediante sequestro (art. 159 do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).

Foi ainda representado pela prisão preventiva dos dois investigados que permaneciam em liberdade, medida que, com parecer favorável do Ministério Público, foi deferida pelo Poder Judiciário da Comarca de Francisco Beltrão.

No cumprimento das ordens judiciais, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados nos municípios de Francisco Beltrão (PR) e Balneário Camboriú (SC), resultando na apreensão de aparelhos celulares e documentos, os quais serão submetidos à análise técnica complementar.

As medidas culminaram na prisão de um dos investigados, enquanto outro, um empresário residente em Francisco Beltrão, segue foragido. O investigado já possui registros policiais anteriores e, segundo informações repassadas por sua defesa, deverá se apresentar às autoridades ainda nesta semana.

O inquérito policial foi concluído e remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, para análise e adoção das medidas cabíveis.

As diligências continuam em andamento para localizar e prender o investigado foragido, podendo, inclusive, nos próximos dias, ser divulgada a sua imagem, a fim de auxiliar nas buscas.

Fonte: PCPR