Projeto do Hospital Materno Infantil de Pato Branco é tema de reunião entre estado e município

Foto: Alessandro Vieira/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está trabalhando para consolidar a construção do Hospital Materno Infantil em Pato Branco, que tem o objetivo de melhorar a estrutura física e otimizar o atendimento das demandas da região Sudoeste do Paraná. A construção foi tema de uma reunião, nesta terça-feira (4), na sede da pasta, em Curitiba.

“Recebemos hoje os projetos da construção e estamos fazendo uma união de forças entre Estado e deputados para efetivar essa obra que é muito importante, que vai atender toda a região de Pato Branco, garantindo a regionalização da saúde, que é também um esforço nosso de garantir o atendimento ao paciente mais próximo da sua residência”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Paraná integra ação Brasil-Paraguai para certificação de bancos de leite humano

De acordo com o projeto, a nova unidade terá área de 9,3 mil metros quadrados e contará com pronto atendimento, centro de diagnóstico e imagem, UTI neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico, internação obstétrica e pediátrica e banco de leite humano,  garantindo atenção prioritária a gestante, com atendimento especializado e consequente redução de óbitos maternos, fetais e infantis.

O hospital que integra a área da 7º Regional de Saúde vai garantir a regionalização dos atendimentos para pelo menos 15 municípios, abrangendo um total de quase 280 mil paranaenses da região Sudoeste.

“É claro que a região será a maior beneficiada, mas os leitos serão regulados pela Central de Leitos do Estado, o que significa que em casos excepcionais qualquer cidadão paranaense poderá ser atendido na unidade”, explicou Beto Preto.

Paraná é destaque nacional em cuidados paliativos a pacientes e familiares

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva; o deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho; o prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, e representantes do Instituto São Lucas, futura entidade gestora do hospital.

Fonte: AEN