Paraná envia equipe da Defesa Civil à Itália em intercâmbio sobre gestão de desastres

Foto: Defesa Civil

Representantes da Defesa Civil do Paraná participam nesta semana de uma visita técnica na região de Trento, na Itália, integrando uma missão técnica de estudos e intercâmbio de boas práticas em gestão de riscos e resposta a desastres. A programação iniciou no dia 3 e segue até este sábado (08).

A Província Autônoma de Trento é referência em ações relacionadas com o voluntariado e a integração em ações de prevenção, resposta e recuperação diante de emergências. O grupo foi recebido por autoridades locais e as atividades incluíram visitas, palestras técnicas e demonstrações operacionais.

Entre os destaques da programação, visitas à Central de Atendimento de Emergência 112, ao quartel permanente do Corpo de Bombeiros de Trento e ao Campo de treinamento de Proteção Civil em Rovereto, onde foram apresentadas as estruturas de voluntariado e de resgate do sistema trentino. O grupo também conheceu a Unidade Logística, o Departamento de Obras e algumas estruturas como a barragem de Santa Giustina e a Galeria Adige-Garda, utilizada para o controle de cheias na Bacia do Rio Adige.

“A experiência proporcionou uma visão ampliada sobre a integração entre ciência, gestão pública e voluntariado. O modelo trentino mostra como a estruturação local, combinada à participação comunitária, resulta em um sistema sólido e eficiente de proteção civil”, destacou o coronel Ivan Ricardo Fernandes, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual. “Com certeza poderemos aproveitar essas experiências na realidade paranaense para fortalecer nossa gestão de riscos”.

Houve também um encontro na Universidade de Trento, onde pesquisadores apresentaram estudos sobre resiliência institucional, gestão de sedimentos, modelagem de riscos hidrológicos e o uso de gêmeos digitais na previsão de desastres naturais. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de cooperação entre universidades italianas e brasileiras na área de proteção e defesa civil.

No momento está em tratativas um acordo de cooperação entre a Unespar, o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) – vinculado à Unespar e à Defesa Civil – e a Universidade de Trento para pesquisas e ações conjuntas na área.

Segundo a professora Danyelle Stringari, diretora acadêmica do Ceped, a parceia a se estabelecer visa o fortalecimento das ações de resiliência no Paraná. “A experiência trentina na produção do conhecimento, aplicado às atividades da defesa civil, torna a visita técnica uma experiência única para o Paraná. É a ciência sendo aplicada na prática”.

Além dos aspectos técnicos, a programação incluiu momentos culturais e simbólicos, como a visita ao “Sino da Paz - Maria Dolens, em Rovereto, monumento em homenagem às vítimas de guerra e símbolo da paz, e atividades de integração com voluntários e bombeiros locais, em celebração ao 70º aniversário do Corpo de Resgate Alpino e Espeleológico do Val di Non.

Estado destina R$ 50 milhões para fundo de calamidade e amplia apoio a municípios atingidos por temporais

“A visita reforça o compromisso da Defesa Civil do Paraná com a inovação e o aprimoramento contínuo de suas práticas, valorizando o aprendizado conjunto com países que possuem tradição consolidada na área. A presença de delegações do Sul do Brasil também demonstra a consolidação da cooperação interestadual e internacional para o fortalecimento da gestão de riscos e desastres no país”, ressaltou o porta-voz e responsável pela Comunicação da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.

Também integram a visita técnica a sargento Amie Feitosa, do setor de Comunicação de Defesa Civil, e a intérprete e pesquisadora do Ceped, Daniele Solana Minozzo.

Fonte: AEN