Governo define plano de ação para cidade atingida por tornado no Paraná

Foto: Reprodução/TV Globo

O Governo do Paraná tem um plano de recuperação para a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do estado, que foi atingida por um tornado na sexta-feira (7), que deixou pelo menos 750 feridos e seis mortos, segundo a Defesa Civil.

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) informou que o plano inclui diferentes fases, que ocorrerão em etapas, mas de forma simultânea, com prioridade para as famílias desalojadas e desabrigada.

Há previsão também da limpeza dos destroços e avaliação do que é possível recuperar.

A Cohapar também realiza um levantamento técnico em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) para mapear os danos.

O governo estadual vai destinar R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para a reconstrução da cidade. O valor poderá ser repassado diretamente às famílias, com previsão de até R$ 50 mil por residência, conforme um projeto de lei aprovado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Até o momento, foi autorizada a reconstrução das escolas destruídas, e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste domingo, foi adiada na cidade.

Mutirão de documentos e apoio psicológico

A Secretaria de Segurança Pública, junto com o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça, iniciou neste domingo (9) um mutirão para emissão de documentos perdidos durante o desastre. O atendimento será feito em caráter de urgência.

O Ministério Público informou que as Promotorias de Justiça de Laranjeiras do Sul estão prestando atendimento descentralizado na região, principalmente com orientações jurídicas. A Defensoria Pública atua no suporte direto às famílias.

O governo também instalou centros de triagem e acolhimento psicológico para atender as vítimas, que agora começam a retornar às áreas atingidas.

Limpeza, água e energia

Equipes estaduais e municipais trabalham na limpeza das ruas e remoção dos destroços para garantir o acesso a todas as áreas da cidade.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que o sistema de abastecimento foi restabelecido, mas segue em operação com caminhões-pipa e geradores. Cerca de 50 mil copos de água envasada estão sendo distribuídos para famílias desabrigadas e equipes de apoio.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que 49% da rede elétrica de Rio Bonito do Iguaçu foi religada até a manhã de domingo (9).

Estruturas prioritárias, como o posto de saúde, o Centro do Idoso e o comando da Defesa Civil estão com energia. Mais de 200 técnicos e eletricistas continuam na cidade.

Tornado confirmado pelo Simepar

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tornado foi formado dentro de uma supercélula, o tipo mais severo de tempestade, com ventos de até 250 km/h.

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, descreveu o cenário encontrado como “de guerra”.

“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é o salvamento neste momento”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, disse que ambulâncias e aeronaves foram enviadas à região para reforçar o atendimento.

Segundo os bombeiros, as buscas por desaparecidos foram encerradas na área urbana, mas sobrevoos continuam na zona rural para verificar possíveis novas ocorrências.

Fonte: G1