O Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR) –, participa da feira IBTM World 2025, em Barcelona, na Espanha. A programação teve início nesta terça-feira (18) e segue até a quinta-feira (20). O Estado divulga seus potenciais ligados ao Turismo de Negócios e Eventos (MICE) para o público estrangeiro, autoridades e trade do setor.
Nesta edição são esperados mais de 12 mil profissionais da indústria do turismo, com foco no segmento MICE (reuniões, conferências, eventos e viagens corporativas ou a trabalho). A feira também é um grande ponto de encontro para o trade global, uma vez que estão reunidos cerca de 2,5 mil expositores de 150 países, entre destinos, hotéis e fornecedores.
O Estado participa através do estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), onde estão reunidos alguns dos principais destinos nacionais. Para a ocasião, o Viaje Paraná também levou à feira a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu e o Curitiba Convention – organização responsável pela captação de eventos na cidade.
“O turismo necessita da coletividade entre Estado, municípios e iniciativa privada. O trabalho do órgão de promoção é fundamental, porque une esses diversos protagonistas entorno de um mesmo resultado: alavancar o Paraná e os nossos Territórios Turísticos no Brasil e Exterior”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
No primeiro dia, o Viaje Paraná já realizou reuniões e capacitações rápidas sobre o turismo estadual para profissionais e público espanhol. Nas apresentações, foram mostrados atrativos importantes, serviços e locais que atendem o segmento MICE. Os visitantes também puderam ter um gostinho da gastronomia paranaense, ao experimentar a bala de banana de Antonina.
O networking é importante, uma vez que a Europa é o segundo continente que mais enviou turistas estrangeiros ao Paraná neste ano – aproximadamente 86 mil visitantes. A Espanha representa quase 15% desse total, sendo um dos maiores emissores de europeus ao Estado, ao lado do Reino Unido e Alemanha.
“Estamos mostrando como o Paraná é referencia na variedade de roteiros aos viajantes, nos destinos encantadores, na boa prestação de serviços e até na recepção de eventos e grandes programações. Criar esse contato com o mercado europeu é sinônimo de novos negócios ao Estado, mais chegadas de turistas estrangeiros e maior movimentação na economia dos municípios”, disse Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná.
INTEGRAÇÃO DO SETOR – Para os convidados, a IBTM World é uma oportunidade exclusiva de fazer contato, fechar parcerias e divulgar o potencial no Turismo de Negócios e Eventos. Foz do Iguaçu e Curitiba contam com espaços para realização de feiras, congressos e programações que, juntos, podem ser ocupadas por até 261 mil pessoas.
Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention, afirma que participar de um dos mais importantes eventos mundiais do mercado MICE é uma oportunidade de posicionar a Capital em destaque, divulgando potenciais que chamam atenção do mercado.
“A participação está alinhada ao nosso propósito institucional e, em parceria com o Viaje Paraná, podemos promover a cidade, integrar uma ampla agenda de atividades e fortalecer conexões com toda a indústria de eventos, evidenciando tanto a relevância de nossa entidade quanto a importância de Curitiba neste cenário”, disse.
Para Jakline Broco, diretora de Promoção e Marketing Digital da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, estar em Barcelona é essencial para a região. “Colabora com a nossa estratégia de posicionar o município nos planos e na preferência dos estrangeiros. A participação e parceria com o Viaje Paraná é importantíssima para o destino, pois unifica o Estado, traz melhorias e gera grandes oportunidades ao Paraná como um todo”, disse.
ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS – Também parte da missão na Espanha, após o fim das programações na IBTM World, o órgão de promoção segue em Barcelona até o dia 21 deste mês. O objetivo é apresentar o turismo do Estado para agentes de viagens europeus e clientes do Grupo Viajes El Corte Inglés – parceiro do Viaje Paraná em uma série de ações internacionais de mercado.
A empresa é líder no ramo de viagens no país ibérico, e realiza diversas reuniões e acordos com o Viaje Paraná desde janeiro deste ano, a partir da Feira Internacional de Turismo de Madri. Os encontros resultaram em uma série de estratégias promocionais, com foco em propagar o turismo paranaense na Espanha.
Entre as ações, estão: a venda de um pacote turístico de nove dias ao redor do Paraná; a divulgação deste roteiro através de um telão na Gran Vía de Madrid e totens publicitários em lojas, agências e nos aeroportos de Barajas (Madrid) e El Prat (Barcelona); e uma Famtour com um grupo de agentes de viagens da Espanha, que desde a quinta-feira (13) estão conhecendo municípios, restaurantes e pontos turísticos paranaenses presencialmente.
Fonte: AEN
Foto: Viaje Paraná

0 Comentários