O Paraná foi contemplado com novas oportunidades de planejamento contraceptivo. O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar o implante subdérmico contraceptivo de etonogestrel, conhecido comercialmente como Implanon NXT.
Custando entre R$ 2 mil e R$ 4 mil no mercado, o método agora é ofertado gratuitamente no estado. Confira abaixo como ter acesso ao implante.
Até o fim de novembro, mais de 25 mil unidades do produto chegaram ao Paraná e foram distribuídas entre 38 municípios com mais de 50 mil habitantes. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a previsão é de que no próximo semestre o método esteja disponível em todas as 22 Regionais de Saúde.
Em parceria da Sesa com o Ministério da Saúde, também foram realizados, na última terça-feira (25), treinamentos para capacitar equipes de saúde das cidades contempladas em relação ao manuseio e inserção do contraceptivo.
De acordo com o secretário estadual da saúde, Beto Preto, a iniciativa representa um avanço para a saúde pública do Paraná.
"É um passo adiante no planejamento familiar. Nós temos números e quase 30% das gestações em curso no Paraná não foram planejadas. Esse medicamento é um avanço, muitas vezes as pessoas só tinham acesso comprando", destaca.
Como ter acesso ao método?
O acesso ao produto será garantido para adolescentes e mulheres entre 18 e 49 anos, conforme critérios do Ministério da Saúde.
Quem desejar fazer uso desse método contraceptivo, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e passar por uma avaliação com médico ou enfermeiro. O implante será distribuído inicialmente nas UBSs dos seguintes municípios:
Almirante Tamandaré
Apucarana
Arapongas
Araucária
Cambé
Campina Grande do Sul
Campo Largo
Campo Mourão
Cascavel
Castro
Cianorte
Colombo
Curitiba
Fazenda Rio Grande
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Guarapuava
Ibiporã
Irati
Londrina
Marechal Cândido Rondon
Maringá
Medianeira
Palmas
Paranaguá
Paranavaí
Pato Branco
Pinhais
Piraquara
Ponta Grossa
Prudentópolis
Rolândia
São José dos Pinhais
Sarandi
Telêmaco Borba
Toledo
Umuarama
União da Vitória
O SUS também oferece outros métodos contraceptivos, como DIU de cobre, pílulas, injetáveis, preservativos, laqueadura e vasectomia.
Fonte: G1
Foto: Sesa/Reprodução

0 Comentários