Anvisa retira do mercado três suplementos irregulares; um deles é de ora-pro-nóbis

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Um dos primeiros eventos que vão ter a Ponte de Guaratuba como cenário será a Maratona Internacional do Paraná (MIP) nos dias 2 e 3 de maio de 2026. A MIP terá provas divididas em dois dias: sábado (02) com percursos de 5 km e 21 km e domingo (03) com as distâncias de 10 km e 42 km. As inscrições podem ser feitas a partir de 08 de dezembro no site www.ticketsports.com.br.

A prova contará com apoio institucional do Governo do Paraná. A travessia da Ponte de Guaratuba, que vai conectar Matinhos a Guaratuba e encerrar o serviço de ferry boat, é simbólica para promover também integração entre esporte e turismo. A expectativa da organização é reunir milhares de atletas profissionais e amadores, além de visitantes, movimentando a cadeia turística do litoral paranaense.

"As obras alcançaram 80%, continuam dentro do prazo estipulado e agora conseguimos confirmar a realização desse grande evento para o ano que vem. A Ponte de Guaratuba é a obra mais aguardada pelos paranaenses, fruto de um projeto arrojado e corajoso do Governo do Paraná. Vamos entregar um projeto simbólico para o futuro do Litoral e do Estado como um todo", diz o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti.

"O Litoral é palco de grandes celebrações esportivas, como a programação do Verão Maior Paraná e os Jogos de Aventura e Natureza que realizamos no coração da Mata Atlântica. E agora esse espaço foi escolhido para a primeira Maratona Internacional do Paraná. O Estado também vai receber o Ironman e está entrando de vez na rota dos grandes eventos do Brasil e do mundo", acrescenta o secretário do Esporte, Hélio Wirbiski.

Para Marcos Pinheiro, diretor da Sportion e diretor técnico da prova, a oficialização das datas e a abertura das inscrições marcam um momento decisivo. “A maratona nasce com o propósito de entregar ao atleta uma experiência ímpar, unindo desempenho, beleza natural e um momento simbólico para o Paraná. Ter as datas oficializadas é dar o sinal verde para que todos possam começar a se preparar para viver essa celebração”, destaca.

Pinheiro explica que a divisão em dois dias foi pensada para garantir conforto e melhor estrutura. “Organizamos o cronograma para que cada distância tenha o seu protagonismo e acomode melhor todos os atletas. No sábado, os 5 km e 21 km vão atrair desde iniciantes até corredores em busca de performance. No domingo, os 10 km e a maratona oferecerão o grande espetáculo do final de semana. Nossa prioridade é proporcionar segurança, organização exemplar e uma experiência inesquecível, lembrando que todas as distâncias passarão pela ponte”, diz.

Fonte: AEN