Paraná inicia vacinação de gestantes contra bronquiolite

Foto Agência Estadual)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) deu início, na manhã desta quinta-feira (4), à distribuição das 37.120 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) destinadas às 22 Regionais de Saúde.

O imunizante, incorporado neste ano ao calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), será aplicado em gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os bebês contra bronquiolite nos primeiros seis meses de vida.

As doses chegaram ao estado na manhã de quarta-feira (3) e foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde passaram por triagem e separação para envio aos municípios.

“Após 24 horas do recebimento das doses, iniciamos a distribuição para as Regionais de Saúde. É uma boa notícia. Vamos começar o quanto antes a imunizar as gestantes contra o vírus sincicial”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A campanha começa oficialmente nesta sexta-feira (5), às 9h, durante ato simbólico na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, em Curitiba. O evento contará com a presença do secretário e da secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Busca ativa

A Sesa orientou que os municípios priorizem a convocação das gestantes já cadastradas em suas unidades de saúde. Se houver ausência nas primeiras chamadas, a recomendação é realizar busca ativa.

“Os municípios conhecem suas gestantes. Se elas não comparecerem neste primeiro momento, que as equipes busquem e assegurem que recebam a vacina”, disse Beto Preto.

Profissionais treinados

De acordo com a pasta estadual, os profissionais das salas de vacinação já estão aptos a aplicar o novo imunizante. A equipe passou por duas capacitações, com foco no manejo, armazenamento e atualização sobre o imunobiológico.

“Os treinamentos foram importantes. Tenho certeza de que o processo será tranquilo em todo o Estado”, afirmou o secretário.

O Ministério da Saúde sinalizou que um novo lote deverá ser enviado ainda em dezembro, o que permitirá ampliar o número de gestantes alcançadas pela imunização.

Fonte: Obemdito