Polícia do Paraná fornece informação que resulta na morte de agricultor no Rio Grande do Sul

Foto: CATVE

A morte do agricultor Marcos Nornberg, de 48 anos, durante uma ação da Brigada Militar em Pelotas (RS), na madrugada de 15 de janeiro de 2026, teve origem em informações repassadas pela Polícia Militar do Paraná após a recuperação de uma caminhonete roubada no dia anterior, em Guaíra, no Oeste, é o que diz o comando da polícia gaúcha. 

A Chevrolet S10 branca havia sido roubada em Pelotas e foi localizada em território paranaense no dia 14 de janeiro, em uma operação conjunta do BPFRON, Polícia Federal, Guarda Municipal de Guaíra e batalhões do Paraná e do Rio Grande do Sul. Dois suspeitos foram presos com o veículo.

Durante o interrogatório, os dois detidos relataram à polícia paranaense que o grupo criminoso responsável pelo roubo, ocorrido no dia 13, estaria ligado a um esconderijo em uma propriedade rural em Pelotas. A informação, com localização detalhada, foi repassada às forças de segurança do Rio Grande do Sul.

Com base nesses dados, a Brigada Militar organizou a operação que, horas depois, terminaria na morte de Marcos Nornberg, agricultor que morava na propriedade indicada.

Informação e o erro

O comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Claudio Feoli, se manifestou publicamente dizendo que houve um mal entendido com desfecho trágico e que a ação foi motivada exclusivamente pelas informações fornecidas pelos presos no Paraná.

Segundo ele, os suspeitos afirmaram que cinco integrantes de uma facção criminosa estariam fazendo a guarda do local.

"As informações foram passadas com riqueza de detalhes. De que teríamos cinco indivíduos ligados à facção que estariam fazendo a guarda deste local. Com base nestas informações, se deu a abordagem. Se fez uma junção de guarnições para que nós chegássemos com supremacia de força diante deste contexto, que foi estabelecido por essa informação dada pelos dois delinquentes presos. A partir daí, então, houve a aproximação na propriedade rural", afirmou.

A indicação, no entanto, levou os policiais até a propriedade de Nornberg, que não tinha ligação com o grupo criminoso investigado. O agricultor acabou morto durante a abordagem.

Caminhonete foi recuperada no Paraná

A S10 roubada em Pelotas foi encontrada estacionada na Avenida Almirante Tamandaré, em Guaíra. A condutora, de 23 anos, disse que levaria o veículo ao Paraguai por R$ 100. O passageiro, identificado como Kauã, afirmou que receberia R$ 1 mil para entregar a caminhonete no país vizinho.

A consulta confirmou o alerta de roubo, e ambos foram encaminhados à 13ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Guaíra.

Investigação em andamento

Após a morte do agricultor, 18 policiais da Brigada Militar foram afastados. O caso é apurado pela Corregedoria da BM e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

O que aconteceu?

Marcos Nornberg foi morto por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (16), quando viaturas da Brigada Militar, com 18 policiais, entraram na propriedade da família, no interior de Pelotas. O casal foi acordado pelo barulho dos cachorros e por movimentação ao redor da casa. 

Durante a apresentação dos dados da segurança em 2025, o governador Eduardo Leite manifestou solidariedade à família de Marcos , produtor rural morto em uma ocorrência policial nesta quinta-feira (15), em Pelotas. Leite reforçou que o Governo do Estado segue acompanhando e apurando com rigor os fatos ocorridos durante a ação.

Fonte: CATVE