Inscrições do Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira (23).

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (23) o prazo para inscrições no Sisu 2026. Por meio do Sistema de Seleção Unificada, estudantes de todo o país podem ter acesso ao ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem passar pelo vestibular. O processo seletivo é totalmente gratuito.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nesta edição do Sisu são ofertadas mais de 274 mil vagas, em 7,3 mil cursos, em instituições de Ensino Superior do todo o país. No Paraná, universidades públicas disponibilizam 10,8 mil vagas.

Os estudantes interessados em participar da seleção têm até as 23h59 de hoje para se inscreverem, pelo site do Sisu.

Sisu 2026: quem pode se inscrever

As inscrições para o Sisu 2026 começam na última segunda-feira (19). Podem se inscrever estudantes que concluíram o Ensino Médio e que não tenham zerado a redação e nem declarado a opção de treineiro no Enem. É possível selecionar dois cursos para participar do processo seletivo.

A participação no programa federal é gratuita e a seleção usa as notas dos participantes das três últimas edições do Enem (2025, 2024 e 2023).

Segundo o MEC, essa edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo.

O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital, a partir de 02 de fevereiro.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a instituição paranaense que oferece o maior número de oportunidades, com 4.650 vagas. Os cursos com mais vagas ofertadas na universidade são engenharias, em diferentes áreas.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem em seguida, com a oferta de 1.294 oportunidades. O curso com maior quantidade de vagas é medicina. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) possui 665 vagas, com inteligência artificial liderando o ranking de oferta. 

Já a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) conta com 708 vagas. Entre os cursos com maior número de vagas estão geografia e medicina.

Fonte: RICTV