Novo manual da CNH esclarece critérios da prova prática e da baliza

Foto: divulgação/Detran

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou neste domingo (1º) o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, documento que estabelece regras nacionais para a prova prática de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo a Senatran, o manual — chamado de Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV) — está mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro e busca tornar a avaliação dos candidatos mais próxima das situações enfrentadas no dia a dia.

O órgão reforça que o exame de baliza deixou de ser uma etapa obrigatória da prova prática. De acordo com o manual, a avaliação deixa de focar em uma manobra específica realizada em espaço isolado e passa a observar o comportamento do condutor em situação real de tráfego.

“O que permanece é a finalização do percurso, momento em que o candidato deverá estacionar o veículo”, esclarece a Senatran.

De acordo com o órgão, a avaliação em vias públicas permite analisar critérios como atenção, leitura do ambiente, respeito às regras de trânsito, interação com outros veículos, pedestres e ciclistas, além do controle emocional do candidato. O foco deixa de ser a memorização de movimentos e passa a ser o comportamento ao volante, fator considerado essencial para a segurança no trânsito.

Atualmente, dez estados brasileiros já deixaram de exigir o teste de baliza durante a prova prática da CNH. Sergipe foi o mais recente a adotar a mudança. São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul também retiraram a obrigatoriedade.

O Distrito Federal não aplica o teste desde 2004. Em Mato Grosso, a baliza deixou de ser obrigatória em janeiro, mas a mudança ocorre de forma gradual até o dia 10 de fevereiro.

Outros estados informaram que aguardavam a publicação do manual para realizar eventuais ajustes nos exames práticos. O tema segue em análise pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país.

Fonte: G1