A tendência para este fim de semana é de mais chuva em várias regiões do Brasil, com destaque para áreas do Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste, que devem sentir com mais intensidade a atuação de um corredor de umidade que volta a se organizar sobre o país.
Esse sistema, chamado tecnicamente de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), forma uma faixa de nuvens carregadas que transporta ar quente e úmido desde a Amazônia até áreas mais ao sul do país.
Isso deve manter o céu encoberto por longos períodos nessas regiões e favorecer pancadas de chuva que vão se repetir ao longo do dia.
➡️A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
Esse corredor ganha força com a aproximação de uma frente fria pela costa do Sudeste, o que ajuda a concentrar a chuva justamente em regiões onde já houve acumulados elevados nos últimos dias.
Em algumas áreas, a chuva pode cair várias vezes ao longo do dia, com intervalos curtos, enquanto em outras os episódios podem ser mais rápidos, porém intensos.
A previsão indica que os maiores volumes devem se concentrar em uma faixa que vai do Amazonas, passa pelo Centro-Oeste e alcança parte do Sudeste, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em alguns pontos, o período mais chuvoso tende a ocorrer entre domingo e o início da próxima semana.
No estado do Rio de Janeiro, a previsão indica pancadas a qualquer hora tanto neste sábado quanto no domingo, com temperaturas variando aproximadamente de 28 °C a 34 °C e sensação de abafamento antes das pancadas mais fortes.
Em São Paulo (SP), o sábado ainda começa com períodos de sol, mas a chuva aumenta à tarde; no domingo, o céu tende a permanecer mais nublado, com máxima perto de 27 °C.
Em Belo Horizonte (MG), a expectativa é de pancadas em vários momentos do fim de semana, com temperaturas ao redor de 26 °C a 27 °C.
Áreas como o litoral norte de São Paulo, o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana do Rio, a Serra Fluminense e o sul e a Zona da Mata de Minas Gerais devem concentrar os maiores volumes de chuva.
Nessas regiões, a precipitação já se acumula desde os últimos dias e novas pancadas ainda são previstas para o fim de semana.
No Sul do país, a passagem da frente fria ainda provoca chuva forte neste sábado, principalmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Ao longo do domingo, o tempo começa a melhorar em parte do território gaúcho, enquanto áreas do litoral catarinense e paranaense ainda podem ter pancadas em vários períodos.
Em Porto Alegre (RS), o sábado deve ter predomínio de nuvens e chuva, com máximas em torno de 25 °C. No domingo, o sol volta a aparecer e as temperaturas sobem, com previsão de cerca de 29 °C.
Em Curitiba (PR), a previsão indica pancadas fortes no sábado e ainda tempo instável no domingo.
Ao longo do fim de semana, as temperaturas devem variar aproximadamente entre 24 °C e 31 °C.
No Centro-Oeste, o calor e a umidade continuam favorecendo pancadas mais intensas, principalmente em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, áreas que também entram na rota desse corredor de umidade.
A chuva pode ocorrer em vários momentos do dia, intercalada com períodos de calor.
Em Campo Grande (MS), o sábado ainda deve ser mais quente e com tempo firme em parte do dia, chegando perto de 32 °C, enquanto o domingo já deve ter pancadas mais frequentes.
Fonte -G1
Karoline
Foto: CELSO LUIX/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

0 Comentários