Um equipamento esperado há mais de um ano foi oficialmente entregue nesta manhã de quarta-feira (18) no CAP (Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida).
A impressora 3D a laser será utilizada como ferramenta de acessibilidade na rede municipal de ensino.
O prefeito em exercício, Henrique Mecabô, esteve presente na entrega e explicou que durante uma viajem a Curitiba soube que a Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial tinha o equipamento e conseguiu trazer a Cascavel.
A secretária de Educação, Gislaine Buraki, enfatizou que a impressora será de grande valia para o desenvolvimento dos materiais em Braille. Com isso, os profissionais vão poder fornecer de forma mais grandiosa a quem precisa.
A coordenadora pedagógica municipal do CAP, Simone Spinelli que a chegada do equipamento vai mudar a rotina.
"A aquisição de uma impressora 3D era o nosso objetivo já há muito tempo. Porque o nosso trabalho visa a acessibilidade dos alunos com deficiência visual que estão matriculados no Município, tanto em escola quanto em CMEIS e também educação de jovens e adultos. Então a aquisição desse material, faz com que um sonho seja concretizado, para que nós possamos dar as mesmas condições de ensino aos alunos com deficiência"
Conforme informado, todos os materiais eram feitos de forma artesanal. Com a aquisição da impressora, o tempo será otimizado e o será possível atender o maior número de alunos.
Hoje o CAP atende 21 alunos de forma direta com informações sobre a vida autônoma, orientação e mobilidade, além dos estudantes com baixa visão e que precisam de adaptação nas unidades escolares.
Fonte: CATVE
Foto: CATVE

0 Comentários