Dengue: Prefeitura realiza mutirão no Gralha Azul

Imagem: Assessoria

Esta quarta-feira (5) foi dia de ação no bairro Gralha Azul, em Pato Branco, quando equipes das Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente realizaram um mutirão de limpeza contra a dengue.

Durante o dia os moradores descartaram entulhos em frente as residências e a equipe do Meio Ambiente passou nas ruas recolhendo o lixo. Agentes da Saúde também estiveram no bairro orientando sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de vírus causadores de doenças chamadas arboviroses, como a dengue, a Zika e a Chikungunya.

Dona Terezinha Christofoli, que mora no Gralha Azul há 26 anos, disse que as ações de recolhimento de entulhos são muito necessárias. "Agradeço por estarem aqui fazendo a limpeza no nosso bairro. A gente precisa muito disso, porque é muito lixo acumulado", destacou. 

Um dos primeiros moradores do Gralha Azul, o senhor Máximo Luiz Lourenço também ficou satisfeito com a ação da Prefeitura. Ele, que foi presidente do bairro duas vezes, sabe como é importante manter os lotes e as ruas limpas para evitar doenças. "Agradeço pela limpeza que estão fazendo no nosso bairro. O negócio do mosquito, todo mundo precisa cuidar ", enfatizou.

Juliano Santos, coordenador do Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que através do levantamento de índice larvário, realizado pelos agentes de endemias, foram identificados os bairros onde existe a maior probabilidade de risco de circulação de arboviroses. 

O Gralha Azul é um dos bairros onde há maior índice de infestação. "Então, direcionamos junto com a Secretaria do Meio Ambiente, os caminhões e as patrolas para recolher os entulhos. Atualmente, 80% dos potenciais criadores de larvas estão no entorno das residências", frisou Juliano. 

Tatiany Zierhut, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, explicou que considerando o ano epidemiológico, que começa em fim de julho, já foram contabilizadas 700 notificações, com três casos confirmados de dengue. "Neste mês de janeiro, foram 145 casos notificados, com pacientes que apresentaram os sinais sugestivos da dengue, e dois eles já foram confirmados, sendo um caso importado e outro autóctone. Também temos um caso confirmado de Chikungunya, que é de um residente do bairro Planalto", contou.

A ação iniciada nessa quarta-feira, no Gralha Azul, terá sequencia nos próximos quatro dias. O mutirão também ocorrerá em outros bairros de Pato Branco. O anúncio sobre o local será feito pelos canais oficiais da Prefeitura e através dos agentes de endemia que distribuirão os comunicados nos bairros.

Fonte: Assessoria


Galeria