Igreja que Desabou em Salvador Havia Solicitado Vistoria Dois Dias Antes do Colapso

Imagem: Defesa Civil de Salvador

O presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan), Leandro Grass, afirmou que a igreja em Salvador na qual o teto desabou nesta quarta-feira (5) solicitou há dois dias uma vistoria do órgão por causa de uma "dilatação do forro".

De acordo com Grass, a visita dos técnicos estava marcada para esta quinta-feira (6). O presidente do órgão ainda disse que a vistoria não foi pedida com urgência.

O desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", matou uma pessoa e deixou cinco feridos nesta tarde.

"Ele [o frei responsável pela igreja] protocolou na segunda-feira (3), às 15h48, pelo protocolo padrão (...) se ele tivesse de fato uma urgência, certamente teria ligado para o superintendente que tem o telefone dele, mas ele protocolou isso 15h4, pedindo uma vistoria do Iphan", declarou Grass.

Segundo o presidente do Iphan, se a igreja tivesse encontrado um risco urgente para com a estrutura do templo, a solução seria ligar para a Defesa Civil.

Em comunicado, o Iphan afirmou que a responsabilidade pela estrutura é da Ordem Primeira de São Francisco.

Fonte: Catve