Na manhã desta segunda-feira (24) foi aberto a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda, pela Receita Federal do Brasil. O lote também contempla restituições residuais dos anos anteriores. A lista soma 18.453 colaboradores que não informaram a chave Pix e não se adequam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
Segundo a Receita Federal, dos 120 mil cidadãos que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco já podem conferir se receberão a restituição. Segundo a Receita Federal, esses contribuintes do Imposto de Renda receberão R$ 253,88 milhões. Dessa soma, R$ 168,86 milhões serão destinadas para contribuintes com prioridade no reembolso; entenda prioridade.
Lista de prioridade do reembolso
1º – Foram somados 75.790 contribuintes, que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou que utilizaram a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix prioriza o recebimento;
2º – São 16.215 contribuintes entre 60 e 79 anos;
3º – Somam 4.013 contribuintes que somam a maior fonte de renda seja o magistério;
4º – O restante dos contribuintes prioritários é formado por 3.163 idosos acima de 80 anos e 2.405 declarantes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Como consultar a malha fina?
A verificação pode ser realizada através da página da Receita Federal na internet. Basta o declarante clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. A segunda alternativa é fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Fonte: RICtv
0 Comentários