Hoje é Dia: combate ao tráfico de pessoas e primeira infância em foco

WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

Começamos esta edição com uma efeméride de especial importância, dada a gravidade do tema. A data de 30 de julho marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela ONU em 2013. Trata-se de um dos piores crimes que existem, porque está relacionado à exploração sexual, ao trabalho escravo, à remoção de órgãos, à adoção ilegal e outras práticas ilícitas. O Relatório Global Sobre Tráfico de Pessoas 2024 revela que o problema aumentou 25% após a pandemia de covid-19. Foram mais de 202 mil pessoas traficadas entre 2020 e 2023, e mulheres e meninas foram as maiores vítimas. Este foi o foco desta reportagem da Agência Brasil. Falando especificamente do problema no território brasileiro, aqui os homens negros são os mais afetados, sendo vítimas de trabalhos análogos à escravidão, como mostra essa reportagem da Radiogência Nacional, de 2024. E a TV Brasil exibiu uma série de reportagens mostrando que o tráfico de pessoas é a terceira maior atividade ilícita do mundo e que alimenta o mercado internacional da exploração sexual. Material que pode ser conferido no Repórter Brasil. 

Primeira infância

O Agosto Verde - Mês da Primeira Infância, começa no dia 1º. A campanha foi criada no Brasil por lei específica em 2023, como explica a Agência Brasil nesta reportagem. A chamada primeira infância vai dos zero aos seis anos e é considerada um dos momentos mais importantes do desenvolvimento humano. Por este motivo, especialistas alertam que o período deve ser prioridade na destinação de recursos públicos. Nesse sentido, o Brasil criou em 2016 o Marco Legal da Primeira Infância. Mas, passados oito anos, a lei ainda enfrenta grandes desafios para garantir a construção de políticas prioritárias destinadas aos pequenos, como mostra esta reportagem da Radioagência Nacional, de 2024. A boa notícia é que o programa Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para menos de 7%, desde a sua criação. Notícia que ganhou destaque nesta edição de 2024 do Repórter Brasil, da TV Brasil.

Ainda no âmbito da primeira infância temos também o Agosto Dourado, que começa no dia 1º com o Dia Mundial da Amamentação. A campanha incentiva e ressalta os benefícios do leite materno para bebês de até dois anos de idade. A mobilização envolve mais de 120 países, como explicou a Agência Gov em 2023 e a Radioagência Nacional, em 2024. No Brasil, estudos realizados no ano passado mostram que a prevalência do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de seis meses era de 45,8%, índice considerado baixo. A meta do governo brasileiro com as campanhas de incentivo é chegar a 70% até 2030, como detalhou a Agência Brasil. Os benefícios do aleitamento materno foram destacados pela TV Brasil no Notícia DF, em 2018, e pela Rádio Nacional no Tarde Nacional, em 2023.



Fonte - Agencia Brasil