Governo do Paraná destina R$ 3,3 milhões para internacionalização e cultura nas Universidades Estaduais

Foto: UEPG

O Governo do Estado está com dois editais abertos para incentivar ações de internacionalização do ensino superior e de extensão universitária no Paraná. Juntas, as chamadas públicas representam um investimento de R$ 3,3 milhões em recursos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), destinada às sete universidades estaduais. Os prazos para o envio das propostas encerram nesta quinta-feira (31) e no dia 15 de agosto, respectivamente.

O Programa de Fomento às Políticas de Internacionalização em Casa nas Universidades Estaduais contempla ações de internacionalização curricular e ensino bilíngue, intercâmbios virtuais, colaborações acadêmicas globais e publicações científicas em línguas estrangeiras. Também serão financiados projetos voltados ao fortalecimento dos centros de idiomas das instituições de ensino superior. Essa estratégia integrada é importante para consolidar a presença internacional das universidades e promover a excelência acadêmica no cenário global.

O outro programa, para ações de extensão universitária na área cultural, envolve atividades como a capacitação continuada de agentes culturais, o mapeamento detalhado de manifestações artísticas tradicionais, a implantação de núcleos regionais de cultura, além do desenvolvimento de eventos, publicações especializadas e soluções tecnológicas para atender demandas do setor. Com foco no diálogo entre universidade e sociedade, o objetivo é fortalecer o ecossistema cultural meio da aplicação prática do conhecimento acadêmico.

Para o diretor de Ensino Superior da Seti, Michel Jorge Samaha, a internacionalização e a extensão universitária representam políticas acadêmicas estratégicas. "Esses novos editais foram idealizados com o intuito de transformar os investimentos em desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, promover conhecimento de impacto na graduação e pós-graduação, conectando nossas universidades às melhores práticas globais sem perder de vista o atendimento de demandas locais e regionais", afirma o gestor.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Zilda Freitas de Andrade, esta nova iniciativa fortalece o papel transformador das universidades. "Com esses editais, estamos ampliando as oportunidades para valorizar nossas raízes culturais, impulsionar a economia criativa e formar profissionais qualificados, integrando de forma inovadora o conhecimento universitário com as demandas locais e fortalecendo a identidade cultural do Paraná", salienta.

POLÍTICAS - O Paraná conta com a Política de Extensão Universitária para orientar as ações extensionistas e a atuação multidisciplinar das sete universidades estaduais, projetando a inserção acadêmica nos cenários regional, nacional e internacional. Voltada para a transformação social e o desenvolvimento regional sustentável, essa política pública consolida o papel das universidades como agentes de inovação social, alinhando ensino, pesquisa e extensão às demandas territoriais.POLÍTICA

Já na área de internacionalização, a Seti mantém uma estrutura dedicada à articulação de parcerias com instituições estrangeiras em ensino, pesquisa e inovação. A equipe que integra a Assessoria de Relações Institucionais e Cooperação Internacional coordena atividades de mobilidade acadêmica, projetos conjuntos e programas de internacionalização, com foco na inserção global das sete universidades que fazem parte do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná.

Fonte: AEN