Lua de sangue terá mais de uma hora de totalidade e poderá ser acompanhada online

Foto: Ilustração

Um dos maiores eventos astronômicos do ano está se aproximando. O próximo eclipse lunar total será o mais longo do ano e poderá ser assistindo por meio da internet. Os astrônomos prevêem que o fenômeno será registrado neste domingo (7), com duração de 1 hora e 22 minuto, quando a Lua percorrerá pela sombra da Terra; saiba como acompanhar.

O evento ficará atrás apenas do eclipse lunar que ocorreu em 14 de março de 2025, que teve aproximadamente uma fase de totalidade de 1 hora e 5 minutos. A diferença de 17 minutos entre os dois fenômenos acontece devido à trajetória da Lua através da sombra da Terra.

Durante o eclipse do próximo fim de semana, a Lua passará pela parte mais central da região de sombra mais escura (umbra), gerando um período de totalidade mais extenso. Já eclipse de março contou com uma passagem mais periférica pela umbra.

Quem poderá assistir ao evento?

A previsão é de que o eclipse lunar dure cerca de 3 horas, 29 minutos e 24 segundos. Para os moradores da Ásia, na faixa oriental da África e no oeste da Austrália será possível assistir o fenômeno do início ao fim, incluindo a fase penumbras (quando a Lua começa a escurecer de forma sutil), fase que será vista na costa leste do Brasil.

Conhecido como “Lua de Sangue”, o evento também será acompanhado por observadores do continente africano, em países da Europa e em áreas da Austrália.

Veja onde acompanhar o eclipse lunar mais longo do ano

Para os brasileiros que desejam observar o eclipse lunar mais longo do ano, o ON (Observatório Nacional), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará a transmissão ao vivo do fenômeno no canal da instituição no YouTube, a partir de 12h.

Fonte: Ric.com.br