Irmã de Hungria revela pedido de socorro do cantor: “gosto de gasolina na boca”

Foto: Reprodução/Instagram/ND

O cantor Gustavo Hungria foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital DF Star, em Brasília, na manhã de quinta-feira (2). Sob suspeita de intoxicação por metanol em bebida alcóolica, a irmã do rapper revelou alguns dos sintomas que o levaram a buscar atendimento médico de urgência.

“Ele me ligou por volta de 8h20, falando que estava passando muito mal, que estava precisando de ajuda. Eu pensei que ele estava brincando. Ele disse: ‘Estou com muito gosto de gasolina na boca e estou muito fraco’. Eu me assustei”, contou Manoela Hungria à imprensa no hospital.

Segundo a irmã, os médicos receitaram etanol como antídoto para a possível intoxicação por metanol. O artista de 34 anos teria ingerido 200 ml de álcool como parte do tratamento.

O etanol farmacêutico é administrado de forma controlada, intravenosa ou oral, conforme necessidade clínica. A substância é usada como antídoto porque inibe a enzima que transforma metanol em ácido fórmico, composto tóxico que pode levar à intoxicação grave, cegueira e até à morte.

“O médico foi muito claro: se ele não tivesse chegado rápido aqui no hospital, poderia haver mais complicações ou de repente até uma notícia ruim para todos nós”, disse Manoela Hungria, conforme o Metrópoles.

Qual o estado de saúde de Gustavo Hungria, internado com suspeita de metanol

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (3), a assessoria de Gustavo Hungria informou que o artista apresentou “evolução positiva em seu quadro clínico”.

A equipe médica do Hospital DF Star disse que o quadro é estável. Ele se encontra consciente e orientado, respirando sem ajuda de aparelhos, e “iniciou tratamento específico e hemodiálise para eliminação da substância tóxica”.

Após dar entrada no hospital com dor de cabeça, visão turva, acidose metabólica, náuseas e vômitos, Hungria não apresenta sintomas no momento. Por enquanto, não há previsão de alta.

Apesar da suspeita, a contaminação por metanol ainda não foi confirmada. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegou a anunciar o diagnóstico do rapper, mas voltou atrás e esclareceu que os resultados dos exames ainda não saíram.

Os principais sintomas incluem dor abdominal intensa, dor de cabeça, visão turva, confusão mental, náusea, vômito, tontura e rebaixamento do nível de consciência. É fundamental buscar atendimento médico o quanto antes e notificar as autoridades sanitárias.

Fonte: ND+