Uma vítima perdeu R$ 53 mil em golpe em Toledo, no Oeste do Paraná, na tarde de sexta-feira (31).
Segundo o boletim da Polícia Militar, a pessoa seguiu até o 19º Batalhão da Polícia Militar e informou que estava realizando a compra de um Toyota Corolla.
Conforme o relato, a negociação era feita por um terceiro, mediador, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Após realizar o pagamento de R$ 53 mil, percebeu ter caído em um golpe.
O caso foi registrado e deverá ser investigado.
A Polícia Civil do Paraná está fazendo um alerta sobre um golpe cada vez mais comum: a intermediação fraudulenta. A delegada Jéssica Maria Farias Silva, da Polícia Civil de Matelândia, gravou um vídeo para chamar a atenção dos moradores, especialmente durante compras e vendas em plataformas como OLX e Marketplace.
Nesse tipo de crime, golpistas se passam por intermediários em negociações de bens e serviços, enganando tanto compradores quanto vendedores. "Nunca se deve pagar antes de ver o produto, não negocie fora da plataforma e cheque os dados bancários", alerta a delegada.
COMO FUNCIONA O GOLPE?
O golpista copia anúncios legítimos de venda (carros, imóveis, eletrônicos, entre outros) e a república com outro contato. Ele finge ser o vendedor e negocia com a vítima interessada no produto.
Ao mesmo tempo, engana o verdadeiro vendedor, dizendo que tem um comprador, mas que o pagamento precisa ser intermediado por ele.
A vítima faz o pagamento para o golpista, acreditando estar comprando diretamente do vendedor. Quando o golpe é descoberto, o criminoso já sumiu com o dinheiro, deixando o comprador e o vendedor em prejuízo.
Fonte: CATVE
Foto: Arquivo/Beltrão Agora

0 Comentários