Paraná em alerta: tempestades intensas podem atingir dezenas de municípios

O Paraná continua sob alerta laranja para risco de tempestades com ventos de até 100 km/h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido desta quarta (3) até às 10h desta quinta (4). Ao todo 86 cidades como Paranavaí, Campina Grande do Sul e Adrianópolis, estão sob o alerta. Os ventos nessas cidades devem ficar entre 60 e 100 km/h, com chance de queda de granizo e chuva entre 50 e 100 milímetros por dia. Nas regiões do Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central e Centro Oriental, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Na quinta-feira (4), a circulação de ventos provenientes do oceano manterá a instabilidade no estado. O cenário será de chuvas isoladas e temperaturas mais amenas no leste e litoral. A partir de sexta (5), uma nova frente fria se formará na região sudeste. A presença desta frente fria irá resultar na formação de uma área de alta pressão em sua retaguarda, que influenciará as condições de tempo sobre o Paraná. A expectativa é de tempo firme em praticamente todo o estado, com sol entre nuvens e ausência de instabilidades. Enquanto o calor predominará no interior, as regiões leste e litoral continuarão sob maior influência dos ventos associados à área de alta pressão, que são mais frescos e trazem maior umidade, limitando a elevação das temperaturas. Fonte: RICTV

O Paraná continua sob alerta laranja para risco de tempestades com ventos de até 100 km/h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido desta quarta (3) até às 10h desta quinta (4).

Ao todo 86 cidades como Paranavaí, Campina Grande do Sul e Adrianópolis, estão sob o alerta. Os ventos nessas cidades devem ficar entre 60 e 100 km/h, com chance de queda de granizo e chuva entre 50 e 100 milímetros por dia.

Nas regiões do Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central e Centro Oriental, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Na quinta-feira (4), a circulação de ventos provenientes do oceano manterá a instabilidade no estado. O cenário será de chuvas isoladas e temperaturas mais amenas no leste e litoral.

A partir de sexta (5), uma nova frente fria se formará na região sudeste. A presença desta frente fria irá resultar na formação de uma área de alta pressão em sua retaguarda, que influenciará as condições de tempo sobre o Paraná.

A expectativa é de tempo firme em praticamente todo o estado, com sol entre nuvens e ausência de instabilidades. Enquanto o calor predominará no interior, as regiões leste e litoral continuarão sob maior influência dos ventos associados à área de alta pressão, que são mais frescos e trazem maior umidade, limitando a elevação das temperaturas.

Fonte: RICTV