PM e Samu atendem homem em surto psicótico após danos em residência no Sudoeste do Paraná

Foto: Arquivo/Pato Branco Agora

Um homem em surto psicótico mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar na noite desta terça-feira (30), no Centro de Vitorino, no Sudoeste do Paraná. A ocorrência foi registrada após a ex-companheira do indivíduo acionar os serviços de emergência, relatando que ele estava no interior de uma residência em forte estado de agitação.

De acordo com as informações, o homem quebrava objetos e vidros dentro do imóvel, impedia a entrada da proprietária da casa e se recusava a deixar o local. Ao chegarem à residência, localizada nos fundos do terreno, os policiais visualizaram o homem com sangramento no rosto e ouviram o barulho de objetos sendo destruídos no interior do imóvel.

As equipes realizaram diversas tentativas de diálogo para que o homem aceitasse atendimento médico e saísse da residência, porém ele não obedeceu às orientações. Diante da resistência, foi necessário solicitar apoio de outra equipe da Polícia Militar. Com a chegada do reforço, os policiais entraram no imóvel e encontraram o homem sem roupas e em estado de extrema agitação, não acatando as ordens policiais.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos, os policiais utilizaram técnicas de imobilização e algemaram o indivíduo. No interior da casa, foi constatada grande desordem, com objetos e vidros quebrados, além de janelas danificadas, que possivelmente causaram as lesões apresentadas pelo próprio homem. Também foi verificado que um veículo que estava no terreno teve todas as janelas quebradas.

Informações repassadas às equipes indicaram ainda que o mesmo homem teria se envolvido em outra ocorrência durante a madrugada, quando teria danificado um automóvel com pedradas. Após a contenção, o Samu realizou o encaminhamento do indivíduo à unidade de saúde do município, onde ele permaneceu sob cuidados médicos especializados.

A proprietária do imóvel optou por não representar criminalmente pelos danos causados. A ocorrência foi registrada como apoio a outros órgãos, destacando a atuação integrada entre a Polícia Militar e os serviços de saúde em situações de crise psiquiátrica.


Fonte: BPM