Vertical de saúde do Sistema Paranaense de Inovação é oficialmente aberta no Paraná

Foto: Raphaella Piovezan/SEIA

O Governo do Paraná deu um novo passo na consolidação da política de inovação. Nesta segunda-feira (26), por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), foi realizado o evento de formalização da segunda vertical do Sistema Paranaense de Inovação (SPI), com foco em saúde. O evento aconteceu no Auditório do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, em Curitiba, e contou com a presença de representantes de instituições públicas, empresas e organizações da área da saúde de todo o Paraná.

A Vertical da Saúde do SPI tem como objetivo modernizar o sistema de saúde no Paraná por meio da inovação, da digitalização e do uso de tecnologias como inteligência artificial, telemedicina e saúde digital. A governança atua de forma colaborativa, mapeando desafios do setor público e privado, conectando demandas a soluções tecnológicas e promovendo projetos-piloto e iniciativas de inovação aberta, com foco em ampliar a eficiência, a qualidade e a humanização dos serviços de saúde no Estado.

Desde a consolidação do SPI, foi criada primeiramente a Vertical do Agro, com a eleição dos gestores que lideram as discussões sobre o setor. Agora com a segunda vertical criada, a governança pretende conectar diferentes agentes da área da saúde para desenvolver o setor frente à inovação.

Segundo o secretário da Inovação, Alex Canziani, a nova vertical vai ser relevante para fortalecer o ecossistema de inovação voltado à saúde no Paraná, ajudando a entender demandas e necessidades e criar soluções para o setor.

“Essa é uma área estratégica para o Paraná e para o Brasil, e temos aqui vários talentos voltados para saúde, hospitais e pesquisa para que possamos conectar todos eles e construir um ecossistema estadual voltado para a saúde. Esperamos que essa governança possa transformar o setor e trazer muitos benefícios para as pessoas”, destacou.

Instituído pela Lei nº 20.541, o Sistema Paranaense de Inovação integra órgãos públicos, universidades, empresas e organizações da sociedade civil, conectando todas as hélices da inovação, como governo, academia, setor produtivo e sociedade. A legislação prevê incentivos e mecanismos de articulação para que esses agentes atuem de forma coordenada e eficiente, promovendo o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

Durante o evento, os participantes escolheram o integrante que vai atuar como coordenador da vertical da saúde. O cargo será ocupado por Cristiano Teodoro Russo, atual vice-presidente da Salus (Saúde Londrina União Setorial), governança de saúde do Norte do Estado. Russo é biomédico, professor da PUCPR de Londrina e coordena o Hub de Inovação e Saúde do município.

“Saúde é uma das três principais demandas do Estado como um todo, junto com segurança e educação. Sem dúvida, essa iniciativa promovida pela SEIA é muito importante porque vai dar possibilidade do setor se desenvolver em conjunto, fomentando as inovações aplicadas direto ao paciente, aos usuários, aos profissionais e à cadeia de serviço de saúde, não só para as grandes cidades, mas também para os municípios menores”, explicou

Com a vertical oficialmente definida, os integrantes vão definir um plano de trabalho para a governança e estabelecimento de desafios e soluções.

Fonte: AEN