No último sábado (8), a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou o Evento de Adoção de cães e gatos, no estacionamento coberto do PB Shopping. A ação, que aconteceu das 14h às 20h, teve como objetivo proporcionar um novo lar para animais resgatados e superou as expectativas, já que dos 31 animais levados para adoção, 29 encontraram uma família.
A iniciativa teve o apoio fundamental das organizações de proteção animal, ONG É o Bicho, Associação ALPA Lima, Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPATO), ONG Anjos Protetores e Vet em Casa, que além de levarem os animais resgatados para adoção, contribuíram em garantir o bem-estar dos cãoes e gatos e na orientação aos novos tutores.
Para adotar, era necessário cumprir alguns requisitos: ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação (RG/CPF) e comprovante de residência, e passar por uma entrevista, garantindo que o adotante tivesse condições de oferecer um lar seguro e amoroso.
O secretário de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, avaliou este primeiro Evento de Adoção da nova gestão como um "sucesso total". Segundo ele, já nas primeiras horas, a maioria dos animais já havia sido adotada, o que demonstrou o grande interesse da população pela causa. Na oportunidade, também foram arrecadados cerca de 30 kg de ração, que foram destinados a entidades que possuem animais em lar temporário.
Vicente destacou que o evento, além de ser uma obrigação legal, representa um compromisso real com a causa animal. “A gente prima por isso, queremos trabalhar para resolver os problemas inerentes à isso no município, fazer a coisa andar, apoiando todas as iniciativas das ONGs e trazendo-as para o diálogo”, afirmou. Segundo ele, a experiência e a expertise dos profissionais voluntários foram essenciais para que a ação ocorresse de forma produtiva.
Além da realização dos eventos mensais, a prefeitura também pretende implementar um evento virtual permanente, onde os animais disponíveis para adoção serão previamente vacinados, castrados e microchipados, garantindo que cheguem aos novos lares de forma segura e regulamentada. "Com isso, teremos pelo menos dois eventos mensais físicos no município, um realizado pela prefeitura e outro pelas ONGs, além do evento virtual", explicou o secretário.
A parceria entre a prefeitura, as ONGs e o COMPATO tem sido essencial para fortalecer as políticas de bem-estar animal no município, garantindo que cada vez mais animais tenham uma segunda chance e uma família amorosa. “O sucesso deste primeiro evento reforça a esperança de que novas edições possam impactar ainda mais vidas, tanto de animais quanto de seus novos tutores”, concluiu.
Fonte: Assessoria PMPB
0 Comentários