Transformador gigante de Itaipu continua viagem de Pato Branco rumo a SC

Fotos: Romeu Junior

A saga do transformador gigante da Usina Hidrelétrica de Itaipu segue pelo sudoeste do Paraná. O equipamento, que pesa 122 toneladas, saiu de Foz do Iguaçu ainda no dia 18 de janeiro. No dia 29 do mesmo mês, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) barrou a equipe que transporta a peça na PR 493 porque não havia uma AET (Autorização Especial de Trânsito). A transportadora foi notificada e obrigada a formalizar o documento, bem como o estudo da rota que envolve as rodovias estaduais do Sudoeste.

A carreta plataforma que mede 42 metros de comprimento, 03 de largura e conta com 124 pneus ficou quase 15 dias parada nas margens da rodovia na localidade de Vila Bonita entre Bom Sucesso do Sul e Pato Branco. Na última sexta-feira (07/02) a documentação finalmente foi apresentada no DER, bem como o mapeamento da rota que o transporte superdimensionado vai passar. Com isso, no início desta semana, a equipe da transportadora percorreu 07 Km, chegou a Pato Branco e novamente estacionou a estrutura nas margens da PR 493, desta vez em frente a transportadora da Cooperativa Tradição. Isso porque o Dnit estava com dúvidas se a carga passaria ou não pela passarela localizada na BR 158 no Trevo da Guarani. A empresa responsável pelo transporte do equipamento fez a medição e no final da manhã desta quarta-feira (12/02), o veículo novamente seguiu viagem.

De acordo com informações repassadas por um dos motoristas, o famoso e gigante transformador da Itaipu deverá chegar ao destino final em Blumenau (SC) dentro de 10 ou 15 dias, dependendo das desobstruções de obstáculos nos perímetros urbanos das cidades onde passará. A situação climática também pode interferir neste prazo.

A comitiva do transporte superdimensionado deverá fazer uma parada no início da PRC 280 e seguir viagem após um estudo de qual será o momento ideal de prosseguir entre Mariópolis e Clevelândia. Isso porque um siga e pare mais demorado, numa média de 1h40min segundo o DER, está acontecendo nas obras de pavimentação de concreto da rodovia.

Segundo nota emitida pela direção da Itaipu Binacional, o transformador precisou ser retirado da usina para um serviço de manutenção na empresa Weg que fica em Blumenau (SC) e que foi a responsável pela contratação da empresa que está fazendo essa logística. Esse é o maior equipamento entre os 60 transformadores que fazem parte do sistema de geração e transformação de energia do complexo. Ele deverá voltar para Foz do Iguaçu em meados de 2026.

Fonte: Portal do Romeu