O município de Morretes, no litoral do Paraná, decretou situação de emergência neste sábado (15) devido às chuvas que atingiram a cidade no dia 7 de fevereiro. De acordo com o informe da prefeitura, através das redes sociais, a medida é para agilizar as ações de resposta e assistência à população atingida.
Morretes sofreu com enchentes e deslizamentos de terra. Ao todo, 639 famílias foram afetadas, e aproximadamente 30% da cidade ficou alagada, comprometendo 96 residências. Como consequência, 41 pessoas ficaram desalojadas, buscando abrigo com parentes e amigos, enquanto 15 moradores ficaram desabrigados.
O bairro Sambaqui, próximo à divisa com Paranaguá, foi uma das áreas mais atingidas, exigindo a realocação de moradores para uma escola municipal da região.
Situação de emergência em Morretes: medidas e apoio estadual
Em resposta imediata, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Morretes foram mobilizadas para prestar assistência às famílias afetadas.
No dia 13 de fevereiro de 2025, o Governo do Estado do Paraná, por meio de Decreto Estadual, homologou a Situação de Emergência declarada pelo Município, conforme os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Com isso, os órgãos do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil estão autorizados a prestar apoio suplementar a Morretes, viabilizando recursos e ações para recuperação das áreas afetadas.
A declaração de emergência permite que o município acesse recursos estaduais e federais de forma mais ágil, garantindo suporte às famílias impactadas e a recuperação das áreas atingidas. O decreto tem validade de 180 dias a partir da data do evento.
A Defesa Civil de Morretes orienta que os moradores permaneçam atentos e evitem áreas alagadas ou com risco de deslizamentos. Em caso de emergência, os seguintes contatos estão disponíveis:
Defesa Civil: (41) 93500-9542
Corpo de Bombeiros: 193
Fonte: Rictv
0 Comentários