O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou 14 processos que podem resultar na cassação do mandato de 10 parlamentares. O colegiado definiu nesta terça-feira (2) que os casos que serão julgados, entre eles, o que envolve o deputado paranaense Sargento Fahur (PSD).
André Janones, Sargento Fahur e Guilherme Boulos estão entre os deputados denunciados em processos (Fotos: Câmara dos Deputados)
O Psol acusa o deputado do Paraná de, durante uma sessão da comissão de segurança pública, ter feito comentário que soou como ameaça ao deputado Pastor Henrique Vieira, do Psol do Rio de Janeiro.
O Sargento afirmou na comissão que gostaria de ver um filme em que o Pastor fosse agredido. Henrique Vieira fez uma participação como vítima da ditadura no filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura. “Se tiver um filme em que o Pastor Henrique apanhe, eu quero ser o policial que bate”, declarou Sargento Fahur na época.
Em vídeo gravado para a produção do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News, o deputado paranaense ressalta que está com a consciência tranquila, pois estava fazendo uma brincadeira com o Pastor Henrique Vieira.
“Com relação a essa representação do Psol contra a minha pessoa, que me acusa através de uma fala que teria insinuado uma ameaça contra o Pastor Henrique Vieira, estou bem tranquilo com relação a isso. Não o ameacei, foi apenas uma brincadeira, estava no contexto […] todos que estavam presentes viram que foi uma brincadeira, mas ele se sentiu ofendido”, comentou Fahur.
O paranaense ainda completou que acredita na absolvição. “O Psol tem feito inúmeras denuncias infundadas tanto no Conselho de Ética, como no STF. Eles fazem denúncias infundadas, precisam ser responsabilizados. Estão imputando crimes a quem não deve. Estou bem tranquilo e tenho absoluta certeza que serei absolvido”, finalizou.
Deputados alvos de processos no Conselho de Ética
Além do Sargento Fahur, outros nove deputados são investigados, confira a lista completa:
Sargento Fahur (PSD-PR)
André Janones (Avante-MG)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Gilvan da Federal (PL-ES)
Delegado Éder Mauro (PL-PA)
Guilherme Boulos (Psol-SP)
José Medeiros (PL-MT)
Kim Kataguiri (União-SP)
Célia Xakriabá (Psol-MG)
Também foi definida a lista tríplice para o sorteio do relator de cada caso. O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), definirá cada relator posteriormente.
Fonte: Ric.com.br
0 Comentários