O Paraná recebe entre sábado (13) e domingo (14) um mutirão de cirurgias, exames e consultas. Realizado pelo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, o evento deve promover 6,3 mil procedimentos em todo estado.
O mutirão será realizado em Santas Casas e outras entidades filantrópicas, além dos hospitais universitários da Rede Ebserh e aos hospitais e institutos federais, ligados ao Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, são esperados mais de 11,5 mil cirurgias e 61,6 mil procedimentos totais.
Segundo o Ministério da Saúde o objetivo do mutirão é “desafogar a demanda reprimida por cirurgias, reduzindo o tempo de espera nas áreas de gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia, além de plásticas reparadoras”.
Entre as cirurgias oferecidas estão bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.
Ainda estão sendo oferecidos procedimentos como consultas especializadas e exames, a exemplo de ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas e consultas especializadas.
“Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participarão de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Fonte: RICTV
Karoline
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

0 Comentários