Veja quanto tempo dura a dengue e quais são as fases da doença?

Foto: ilustração | Freepik/Jcomp

A dengue é uma doença febril aguda que pode variar desde casos assintomáticos até complicações graves, com risco de morte. Com o aumento das temperaturas, os casos da doença têm se intensificado no país. Saiba quanto tempo dura a dengue, entenda as fases da doença e aprenda a identificar precocemente os sinais.

A doença, que é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, foi registrada em 170 mil cidadãos brasileiros só no mês de janeiro deste ano, segundo o Ministério da Saúde. Alguns estados estão recebendo alertas e mobilizações contra o mosquito. É necessário prestar atenção nos sintomas que muitas vezes são sinalizados pelo corpo, para que haja um recuperação mais rápida.

Tempo de duração da dengue

A dengue tem em média uma durabilidade de 7 a 10 dias, dependendo da gravidade do estado da vítima. O período pode ser separado em febril, crítica e de recuperação. Dividida em três fases, a extensão de cada uma delas varia de 2 a 3 dias, caso a doença demonstre agravantes ou tenha uma duração além do informado, é hora de ficar alerto e ir ao consultório médico.

Sinais de alarme:

Vômitos persistentes;

Dor abdominal;

Acúmulo de líquidos

Hipotensão postural e/ou lipotímia;

Inconsciência;

Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;

Sangramento de mucosa;

Aumento progressivo do hematócrito.

Fases da doença

A infecção pode surgir de maneira silenciosa, mas na maioria dos casos ela é iniciada com períodos febris de 39° a 40°C, além da febre, vômitos, e dores de cabeça e musculares podem ser notadas pelo paciente. Ao longo dos primeiros dias a fraqueza, olhos sensíveis e coceira na pele são alguns dos efeitos da fase inicial.

O segundo estágio é mais chamativa. Chamada de “crítica”, essa fase é agravada por dor abdominal intensa e contínua, vômitos insistentes e hemorragias nasais em algumas pessoas. Esse período precisa ser acompanhado por um especialista, sendo enquadrado como sintomas fora da normalidade da doença e necessitando de maior atenção e cuidado.

O período final de recuperação, é vivenciado nos últimos dias ou se estende nas semanas conseguintes quando as manifestações já não fazem mais parte do corpo do individuo. Apesar da dengue já ter sido tratada, uma rotina mais leve é indicada.

Sintomas da primeira fase:

Febre de 39° a 40°C;

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos;

Mal estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo;

Testes e exames de diagnóstico

A identificação da dengue é feito por meio da avaliação dos sintomas e de exames laboratoriais, como hemograma, isolamento do vírus e testes bioquímicos. A análise diagnóstica o tipo de organismo, permitindo a indicação do tratamento adequado. Para quem desejar, o teste pode ser realizado de maneira gratuita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) pelo SUS.

Fonte: RIC.com