Uma gravação da cabine do voo 171 da Air India, que caiu com 242 pessoas a bordo, mostra que um dos pilotos perguntou ao outro por que ele havia cortado o combustível para os motores. Os detalhes estão em um relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira (11).
O avião caiu segundos após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia, com destino a Londres. Apenas um passageiro sobreviveu. A tragédia deixou 260 mortos no total, incluindo 29 pessoas que estavam em solo.
O acidente envolveu um Boeing 787-8 Dreamliner. O comandante do voo era Sumeet Sabharwal, de 56 anos. Já o copiloto foi identificado como Clive Kunder, de 32.
Pouco antes da queda, um dos pilotos foi ouvido no gravador de voz da cabine perguntando ao outro por que ele havia cortado o combustível. “O outro piloto respondeu que não havia feito isso”, segundo a investigação. Não está claro quem perguntou o quê.
O relatório afirma que o fornecimento de combustível para os motores foi cortado 29 segundos antes do impacto, com os botões mudando quase ao mesmo tempo da posição “run” (ligado) para “cutoff” (corte) logo após a decolagem.
Esses botões ficam no painel do avião e são protegidos por uma trava, justamente para evitar acionamentos acidentais — é preciso puxá-los para trás e levantá-los antes de mudar a posição.
Colocar o botão em “cutoff” corta quase imediatamente os motores, sendo que:
Isso normalmente é feito após o pouso, quando o avião já está no portão do aeroporto.
No ar, o procedimento só é usado em situações raras, como incêndio ou pane no motor.
O relatório não indicou ter havido qualquer emergência que exigisse o corte dos motores.
Nenhuma recomendação tampouco foi feita para a fabricante do motor, o que indica que eles funcionavam normalmente até então.
O documento não explicou como os botões poderiam ter sido movidos para a posição de corte durante o voo. Especialistas em segurança da aviação dos EUA afirmaram que não seria possível um piloto acionar esses botões acidentalmente.
Segundo a investigação, os dois botões foram religados instantes antes da queda — ambos estavam na posição “run” quando foram encontrados pelos peritos no local do acidente.
Embora não diga isso explicitamente, o relatório joga luz sobre a possibilidade de um dos pilotos ter desligado propositalmente o fornecimento de combustível.
O comandante Sabharwal tinha 15.638 horas de voo e também era instrutor da Air India.
Já o copiloto Kunder somava 3.403 horas de experiência.
A Air India opera 33 aeronaves do modelo Boeing 787-8 Dreamliner. Após a tragédia, as autoridades indianas determinaram a inspeção de todos esses aviões para evitar novos acidente.
Não há prazo para a divulgação do relatório final sobre a investigação.
Segundo a segundo
A investigação reconstruiu os momentos finais do voo 171 da Air India, com base nos dados da caixa-preta. Abaixo, veja a cronologia dos acontecimentos segundo o horário local da Índia:
13h38:39 – O avião decola do aeroporto de Ahmedabad.
13h38:42 – Os dois botões que controlam o fornecimento de combustível para os motores são colocados na posição “cutoff”. Os motores começam a perder potência.
Em determinado momento um dos pilotos pergunta ao outro por que ele havia cortado os motores. O colega responde que não fez isso.
13h38:47 – Uma turbina de emergência (chamada de RAT) é acionada.
13h38:52 – O botão de distribuição de combustível do motor 1 é religado.
13h38:56 – O botão do motor 2 também é religado.
13h39:05 – Um dos pilotos declara emergência, dizendo: “Mayday, Mayday, Mayday”.
13h39:11 – Os gravadores de dados e de voz param de funcionar, o que é compatível com o momento do impacto no solo.
Após a queda aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial, por volta do horário do almoço.
Fonte: G1
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